Segundo o Relatório Best Global Brands 2017, da Interbrand, os consumidores estão cada vez mais buscando por marcas que tenham um propósito definido. No nosso artigo anterior, explicamos a importância dele para gerar valor para a sua marca. E agora, nós preparamos um passo a passo de como você pode construir o propósito da sua empresa.
Vamos lá?
Passo 1: descubra como sua marca pode inspirar o mundo
Esse é um passo essencial para você construir o propósito da sua empresa. Em primeiro lugar, é importante que você se faça 3 perguntas fundamentais: o que o mundo precisa que você possa contribuir? Em que você é bom? Quais são suas paixões e o que te motiva? Essa tríade é a base para esclarecer como a sua empresa pode ser útil, original e inspiradora para o mundo. A intersecção entre essas três respostas dará o primeiro esboço do seu propósito.
Passo 2: envolva a diretoria na definição desse propósito
Logo depois, é hora de você envolver a diretoria da empresa. Pergunte a cada membro como eles veem o propósito da marca, para que cada um possa mostrar sua visão particular. Faça o exercício do Passo 1 com eles, e após compartilhar os pensamentos, construam juntos o Golden Circle da empresa, que é dividido em WHY, HOW e WHAT. Respondam juntos as seguintes perguntas:
- Por que a sua empresa existe? (WHY)
- Como a sua empresa cria o seu produto, ou quais são as etapas do serviço que você oferece? (HOW)
- O que a sua empresa oferece? (WHAT)
Leia também nossa matéria completa sobre o Golden Circle e como aplicá-lo.
Passo 3: leve o propósito da empresa para o time inteiro
Com isso em mente, chegou a hora do terceiro passo. O propósito da sua empresa deve ser compartilhado com o time inteiro (tanto colaboradores quanto parceiros), para que dessa forma possa ser internalizada uma cultura própria da empresa. Acreditamos que o propósito deve ser algo de dentro para fora, portanto, o envolvimento de todo o time é essencial. Desenvolva ações para fomentar essa cultura, e não se esqueça de pedir para que os colaboradores compartilhem as mudanças que estão sentindo.
Passo 4: transmita o propósito da empresa para fora
Agora é hora de tangibilizar o seu propósito para fora da empresa. Mas tenha a certeza de que o passo 3 esteja bastante solidificado dentro do seu time, pois a participação dele é fundamental para os passos seguintes. Mostre para seus clientes e fornecedores as paixões e crenças da sua empresa, tanto nos pontos de comunicação quanto nas ações que a sua empresa toma dia após dia. Depois disso, é só compartilhar o seu propósito para o mundo!
Passo 5: mensure os resultados
Mas espere aí, ainda não acabou. É também preciso avaliar o burburinho que o seu propósito fez por aí. A sua equipe precisa mensurar o quanto que o propósito da sua empresa está sendo alcançado, além de verificar como as pessoas estão se conectando com ele. E com “pessoas”, não nos referimos apenas ao seu público-alvo, mas também aos seus fornecedores, parceiros e colaboradores. Colete opiniões e quantifique dados. Todo tipo de feedback é válido!
Pronto, e agora?
Chegamos ao fim do nosso passo a passo de como você pode construir o propósito da sua empresa. Nós, da Loopa, acreditamos que esse é o melhor caminho para se ter um propósito inspirador, verdadeiro e consolidado para a sua marca. Mas lembre-se que a sinceridade conta muito durante o percurso da criação.
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