Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas
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Como aplicar o Golden Circle para a sua marca

Tempo de Leitura: 2 minutos.

Por que você faz o que faz? Qual é o seu propósito? São com essas questão que o Golden Circle tenta te ajudar. Ele é uma ferramenta com a finalidade de criar e desenvolver tanto o valor de uma marca quanto de uma campanha ou ideia. Foi criado por Simon Sinek, embora ele afirme que apenas codificou essa ferramenta que já existia antes – e com isso, lançou livros que se baseiam nessa “teoria”.

A ideia do Golden Circle é de impactar positivamente o modo de pensar, agir e comunicar das marcas. Além disso, ele tem o poder de tornar as empresas mais inspiradoras, assim como aumentar a motivação e objetivos de todos os colaboradores que para ela trabalham.

Assista ao vídeo da palestra que Sinek fez ao TED Talk:

 

Aqui na Loopa, usamos essa ferramenta no desenvolvimento do planejamento de nossos clientes, e nessa matéria resolvemos destrinchar os pontos mais importantes do Golden Circle para que você consiga aplicá-lo na sua marca. Vamos lá?

Comece pelo WHY

Todas as empresas sabem o que elas fazem. Algumas sabem como fazer o que elas oferecem. No entanto, poucas empresas entendem o porquê elas fazem o que fazem. Deu um nó na sua cabeça? Peraí, a gente explica. Primeiro, esse “porquê” não está associado ao lucro, mas sim ao propósito e às crenças que a marca possui. 

Por que sua organização existe? Quais são os seus objetivos? Esse é o ponto de partida. Toda empresa deveria começar pensando nesse porquê e, dessa forma, elaborar produtos e/ou serviços em que as pessoas possam confiar e se identificar. De acordo com Sinek, as pessoas não compram o que você faz, e sim o porquê você faz isso.

Desenvolva o HOW

Como a sua empresa cria o seu produto, ou quais são as etapas do serviço que você oferece? Como você pretende atingir as metas e os objetivos? Essa etapa envolve a metodologia que a sua empresa utiliza, suas estratégias, processos, e tudo o que possa destacá-la da concorrência. O “how” serve como um plano de ação para a sua marca, basicamente. Desse modo, você esquematiza como tudo funciona e deve funcionar.

Crie o WHAT

Em terceiro lugar, chegou a hora de você criar o “what”. Por conta de ser um sistema de dentro pra fora, ele fica por último. O que a sua empresa oferece? Aqui vem a parte mais concreta do seu projeto, que é exatamente o que você vai oferecer para os seus clientes. Dessa forma, as pessoas não irão comprar o que você vende somente por conta dos aspectos físicos e práticos que o produto ou serviço proporciona, mas também por conta do que ele representa (a questão do “why” que falamos ali em cima). 

O Golden Circle na prática

Só para exemplificar, confira o Golden Circle da Apple, que foi mencionado por Sinek durante sua palestra para o TED Talk:

  • WHY: Tudo o que fazemos, acreditamos em pensar diferente e questionar o status quo.
  • HOW: Fazendo os nossos produtos com design bonito e simples de usar.
  • WHAT: Computadores, celulares, iPads, etc.

 

golden circle - loopa comunicação

 

Deu para entender melhor como funciona o Golden Circle? Tente agora aplicá-lo para a sua marca, e depois, leia nossa matéria sobre propósito.

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