Uma fábrica de empilhadeiras localizada no Rio Grande do Sul, que desenvolve linhas de empilhadeiras Off-Road e Industriais. Suas máquinas são robustas e com alta performance, projetadas para uso em todo terreno e no trabalho pesado dos setores agro, construção civil, madeireiras e indústrias.
As empilhadeiras Off-Road atendem uma fatia muito específica, representando menos de 10% do mercado de empilhadeiras mundial. Além disso, a Movix é uma empresa jovem brasileira (2008) e compete com gigantes globais muito conhecidos, como Toyota e Manitou. O time interno da Movix vinha realizando investimentos em prospecções e campanhas digitais para divulgar seus produtos, porém, o resultado não acontecia.
A Movix estava com dificuldades em aumentar suas vendas e melhorar a previsibilidade do faturamento. A empresa havia executado inúmeras ações, de vendas e marketing tradicionais, que trouxeram pouco resultado e baixo crescimento nos 3 anos anteriores.
Os consumidores Movix desconheciam as soluções da marca e ainda não enxergavam os benefícios por completo dos seus produtos. Mesmo com investimentos constantes em anúncios, por quase 2 anos o tráfego no site não demonstrava crescimento nos acessos.
A conversão de visitantes em leads era baixa e também surgiam poucas oportunidades vindas de lá. Por conta disso, os custos de conversões dos Leads e principalmente das oportunidades eram altos, acima de R$ 440,00, gerando poucos resultados efetivos.
Mesmo parecendo pontual, esse problema é muito comum nos diferentes setores e empresas. Por mais esforço que o departamento comercial faça em busca de clientes, se a comunicação e o discurso não estiverem alinhados ao seu público, é muito difícil chegar ao resultado.
Nós, da Loopa, estávamos diante de alguns dos problemas comuns na comunicação corporativa: a falta de posicionamento da marca e da definição clara do seu público consumidor para focar nas ações digitais.. O baixo volume de acessos ao site, resultava um pequeno volume de leads e oportunidades. O desafio para mudar a percepção do consumidor Movix seria grande, precisávamos transformar a empresa, do branding, trazer uma nova percepção da marca com foco nos canais digitais. Assim poderíamos ajudá-la a sair da estagnação e crescer em um mercado de nicho. Além disso, detectamos uma lista de itens a serem trabalhados:
O site necessitava de informações mais detalhadas e precisas;
Havia uma baixa maturidade digital;
O time comercial trabalhava prospecção a campo, batendo de porta em porta ou por indicação;
Não haviam ações e estratégias de marketing digital;
Nenhuma ferramenta de automação de marketing;
Pouca estratégia de conteúdo e gestão de redes sociais;
Ausência de trabalho estratégico de gestão de leads.
Após o diagnóstico, demos início à transformação digital da marca, com foco no posicionamento, nas necessidades da persona e no trabalho de branding. Com o posicionamento definido, iniciamos a reformulação do site e das campanhas, valorizando as forças da marca, a fábrica nacional e as soluções para os públicos específicos.
Um dos trabalhos mais importantes dessa parceria com a Movix foi a criação e o desenvolvimento de um site totalmente redesenhado, pensado na melhor experiência do usuário, da versão desktop ao mobile. Com imagens, vídeos, folders e materiais de apoio para download, que destacam detalhes dos produtos, usos e aplicações.
Pautas para conteúdos de blog que educassem o cliente foram elaboradas, sempre focando nas necessidades de cada persona Movix. Esses materiais posteriormente foram distribuídos também por email e redes sociais. Automação de emails específicos para nutrição de leads foram criados, visando qualificar os leads capturados e gerar maior número de oportunidades com leads da base.
Todas as ações e campanhas foram integradas com o time comercial da Movix, que trabalhando em sintonia com a equipe da Loopa, recebia todos os contatos. Uma engrenagem de um trabalho em equipe, onde o comercial se mantinha dando feedbacks constantes sobre as campanhas, leads e oportunidades entregues, podendo assim ser melhoradas mês a mês.
Após apenas dois meses do trabalho iniciado, elevamos o tráfego em 461% e os leads em mais de 338%, gerando um aumento de 250% de oportunidades de negócio para o cliente.
Um dos desafios da Movix era bater a meta de faturamento que estava estagnada fazia 5 anos. Mas sua principal dor era conseguir uma frequência estável nas vendas, pois o histórico anual mostrava picos de altos e baixos no desempenho comercial, sem um motivo direto. Gerar recorrência e parar esta instabilidade foi com certeza o nosso maior desafio.
Com plano de ação e comunicação definidos, colocamos em prática todas as mudanças citadas. Em apenas 6 meses de trabalho em conjunto, nossa equipe de marketing, junto com o time comercial Movix, conseguiu superar a meta anual.
A marca MOVIX vem ganhando cada vez mais presença nacional em novos mercados e segmentos. A empilhadeira MaxxiCargo, um produto de fabricação 100% própria e alto valor agregado, passou a ter em sua página milhares de acessos e centenas de conversões em materiais e solicitações de orçamento, representando mais de 30% da receita. As solicitações de orçamento online e chegadas de oportunidades das campanhas digitais da empresa passaram a representar 70% do volume de vendas do início do trabalho até hoje.
Antes mesmo de concluir o primeiro ano dessa parceria, pudemos auxiliar a Movix a bater metas, crescer, aumentar sua receita e gerar previsibilidade, algo tão importante para toda indústria.
Mas claro que o trabalho não acaba por aqui, apresentamos apenas como começou essa parceria, que segue dando frutos até hoje. Nosso trabalho, junto à transformação e crescimento da marca Movix, continua expandindo e atingindo números ainda mais interessantes, como o Eduardo De Rocco, gestor da Movix, costuma repetir: “foguete não tem ré”. Seguimos em frente e crescendo, mas isso é assunto para um outro artigo.
Entre em contato e descubra como a Loopa pode te ajudar a crescer.
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