Implementar estratégias eficazes para captar clientes é essencial para toda empresa que deseja lucrar e crescer de maneira segura. A prospecção ativa e passiva são as duas melhores estratégias para isso, mas muitos gestores não sabem qual opção adotar.
Por mais que ambas tenham características e objetivos diferentes, muitos não se dão conta de que elas podem ser utilizadas simultaneamente para gerar resultados ainda maiores de conversão.
Quer saber como? A seguir, vamos esclarecer os conceitos de prospecção ativa e passiva, os principais benefícios e desvantagens de cada um, além das melhores práticas para utilizá-los de forma integrada.
O que é prospecção ativa e passiva?
A prospecção é considerada a etapa inicial de um processo de vendas. Ela visa identificar clientes em potencial, contatá-los e os segmentar conforme o perfil de consumidores da empresa, para que sigam no funil de conversão.
Com ela, ao invés de simplesmente esperar que os consumidores cheguem, é a empresa que vai até eles. Com isso, ela garante mais controle sobre o processo, pois consegue guiar os prospects em cada fase de decisão e ter previsibilidade sobre os resultados comerciais.
Seu desenvolvimento pode ser feito como prospecção ativa e passiva. No primeiro caso, há uma abordagem direta. Ou seja, é o próprio negócio que toma a atitude inicial para colocar o potencial comprador no seu funil. Isso pode ser feito por meio de:
- Anúncios pagos na internet;
- Mensagens em redes sociais;
- Abordagens pessoais;
- E-mails;
- Ligações telefônicas;
- Entre outras práticas semelhantes.
Já a passiva tem uma abordagem indireta. Nela, a empresa cria meios para atrair prospects, mas são eles mesmos quem dão o primeiro passo. Se o modelo ativo é mais interruptivo, nesse os clientes decidem quando entrar no funil espontaneamente, quando são impactados por:
- Posts orgânicos nas redes sociais;
- Artigos em blogs;
- Ebooks, infográficos e outros materiais ricos;
- Vídeos no YouTube;
- SEO;
- Entre outros conteúdos semelhantes.
Por mais a prospecção ativa e passiva sejam bastante presentes, respectivamente, em estratégias de outbound e inbound marketing, os conceitos não são sinônimos.
Isso porque, é comum o outbound pode receber algumas abordagens passivas, assim como o inbound pode ser complementado por técnicas ativas. Portanto, os dois modelos são complementares em uma estratégia de marketing.
Quais suas vantagens e desvantagens?
Antes de entender as vantagens e como integrar a prospecção ativa e passiva, é essencial conhecer os principais benefícios e desvantagens de cada formato. Afinal, o objetivo de utilizá-los em conjunto é justamente complementar seus pontos fortes e fracos. Confira:
Vantagens da prospecção ativa
- Mais previsibilidade: o controle sobre o volume de oportunidades que chegam ao funil é maior, já que é a equipe de vendas que procura os prospects. Ou seja, os resultados são condicionados aos esforços investidos;
- Retorno do investimento mais rápido: o contato direto com os leads permite uma interação mais imediata e oportunidades de venda, acelerando o processo de conversão e aumentando suas chances de obter receita mais rapidamente;
- Abordagem personalizada: você pode personalizar sua abordagem para cada cliente em potencial. Isso aumenta suas chances de estabelecer uma conexão mais significativa e relevante com eles, o que pode levar a uma melhor taxa de conversão;
- Feedback imediato: a interação direta com os clientes em potencial permite que você obtenha feedback imediato sobre seus produtos, serviços e abordagem de vendas. Isso pode ajudá-lo a ajustar sua estratégia e melhorar continuamente as práticas de vendas.
Desvantagens da prospecção ativa
- Estratégia vista como agressiva: o cliente em potencial não está esperando ser abordado. Isso pode ser percebido como invasivo ou indesejado por alguns prospects, o que pode afetar negativamente sua imagem e relacionamento com eles;
- Escalabilidade: os profissionais de vendas só conseguem atender um número limitado de pessoas por vez. Na medida que a empresa cresce e precisa alcançar mais leads, fica difícil manter o mesmo nível de personalização e interação sem aumentar a equipe.
Vantagens da prospecção passiva
- Menos agressiva: a abordagem passiva é menos invasiva, pois os clientes são atraídos naturalmente por meio de conteúdos valiosos e presença online. Isso pode resultar em leads mais receptivos e engajados. Assim, maiores são as chances de conversão;
- Escalável: por se basear em estratégias de marketing digital e conteúdo, esse formato pode ser gerido por meio da automação, alcançando um público maior sem comprometer a qualidade das interações;
- Atração de leads qualificados: ao criar uma presença online forte, fornecendo conteúdo relevante e valioso para seu público-alvo, você atrai leads qualificados que estão interessados em seu setor ou oferta;
- Credibilidade e confiança: ao fornecer conteúdo valioso e demonstrar conhecimento em sua área, você se torna uma autoridade. Com isso, os clientes em potencial ficam mais propensos a confiar em sua empresa.
Desvantagens da prospecção passiva
- Demora para retornos: construir uma presença online sólida, criar conteúdo relevante e estabelecer confiança com os leads leva tempo. Portanto, os resultados podem ser percebidos em um prazo mais longo em comparação à prospecção ativa;
- Menos previsibilidade: na prospecção ativa, os esforços têm resultados diretos e claros. Na passiva, essa relação não é tão evidente. Embora seja possível mensurar as ações, é difícil entender seus impactos diretos e em quanto tempo os resultados surgirão.
Como complementar ambas e potencializar seus resultados?
Não existe um método melhor do que outro entre a prospecção ativa e passiva. Sua escolha depende das necessidades e estratégias da empresa.
Lembre-se que o modelo passivo visa resultados em longo prazo. Assim, ele normalmente é indicado para negócios que já têm uma carteira consolidada de clientes e pretendem aumentar seus canais de captação.
Já o formato ativo seria melhor para companhias iniciantes, pois permite captar um bom volume de consumidores de forma rápida.
Entretanto, isso não é uma regra. Uma organização com poucos compradores pode investir na prospecção passiva para consolidar sua marca com o passar do tempo, enquanto outra já estabelecida pode usar a ativa para cumprir metas de maneira ágil.
Além disso, como cada método tem seus próprios benefícios, que inclusive conseguem cobrir as desvantagens um do outro, o ideal é não se limitar a apenas uma opção.
Caso sua empresa tenha condições, procure aliar a prospecção ativa e passiva. Assim, você consegue abordar novos prospects e gerar vendas rápidas, enquanto se consolida no mercado e atrai mais leads de maneira indireta.
Para que isso seja possível, é essencial alinhar os departamentos de marketing e vendas, garantindo uma abordagem coerente ao prospectar em diferentes meios.
Enquanto o marketing cria conteúdo relevante e atrativo, a equipe de vendas utiliza esses recursos para nutrir leads e fazer abordagens personalizadas. Isso resulta em uma experiência consistente para os clientes, aumentando as chances de conversão.
Além disso, o marketing fornece dados valiosos sobre o comportamento dos leads e seus interesses, auxiliando o comercial a abordar os prospects de forma mais eficaz.
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