Reduzir o ciclo de vendas na indústria pode parecer uma tarefa muito difícil. Devemos levar em consideração que muitas podem ser as variáveis que impactam na jornada, no entanto, existem várias medidas que a sua empresa pode tomar para corrigir processos e então potencializar certos pontos. E são medidas cabíveis e possíveis. Entender as necessidades e dores do seu consumidor é o primeiro passo (falamos muito em nosso blog sobre isso!). Porém, neste conteúdo, trouxemos algumas dicas mais específicas que podem te ajudar a encurtar este ciclo. Continue lendo e descubra quais são.
Por que reduzir o ciclo de vendas?
Redução de custos é um dos principais motivos. Quanto maior o tempo em que o lead permanece dentro do funil e em estágio de negociação, maior será o investimento: seja em anúncios, tempo dos vendedores, visitas técnicas, amostragem de produtos, etc. Mas quando o ciclo de vendas é mais rápido, o vendedor consegue atender um número maior de clientes, o que acaba motivando-o. Além disso, também tem a questão da competitividade: o seu lead pode estar parado no funil da mesma forma em que pode estar com o seu concorrente. Portanto, acelerar esse ciclo ajuda também a ter vantagem sobre as marcas que vendem o mesmo tipo de produto ou serviço que a sua empresa.
Dicas de como reduzir o ciclo de vendas na indústria
Agora confira, de maneira prática, algumas dicas que separamos para você de como reduzir o ciclo de vendas na indústria.
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Faça o alinhamento entre Marketing e Vendas
Embora ainda haja atrito entre as equipes de Marketing e Vendas, se engana quem pensa que elas devem ficar em lados opostos. Fazer um alinhamento entre esses dois setores contribui para uma melhor qualificação de leads. Além disso, Marketing e Vendas trabalhando juntos é sinônimo de metas comuns e do estabelecimento de um fluxo de compartilhamento de informações constantes. Assim, a tomada de decisão acaba sendo conjunta. Você pode saber mais sobre como fazer o alinhamento entre Marketing e Vendas lendo essa matéria.
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Invista na Prova Social
O que faz você se sentir mais confiante na hora de comprar um produto? Ouvir indicações de pessoas e ler comentários positivos costuma estimular as pessoas a fecharem uma compra que está no carrinho – ou então que as façam se sentirem inseguras. Por isso, investir no Marketing de Influência é uma ótima estratégia para impulsionar uma pessoa que está parada na jornada de compras. E você não precisa, necessariamente, contratar um influenciador digital super popular para falar bem da sua marca. Comentários e resenhas dos seus próprios clientes são o suficiente para fazer com que o seu prospect se sinta mais seguro em apertar o botão de compra. É a estratégia da Prova Social que pode funcionar muito bem para a sua marca.
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Ofereça conteúdos de acordo com a jornada de compras de cada um
Mas de nada adianta contar com influenciadores para convencer um determinado cliente se ele ainda não está pronto. Um “empurrão” nem sempre é o que ele precisa, até porque sua tática pode acabar mais prejudicando a venda do que ajudando. A partir do alinhamento entre Marketing e Vendas, é possível desenvolver uma supertarefa conciliando as habilidades de cada lado. A equipe de Marketing pode desenvolver conteúdos interessantes e originais para cada etapa do funil de vendas, enquanto o grupo de vendas fica responsável por nutrir cada lead com os materiais produzidos e que mais correspondem à etapa de cada um. Por isso, é de vital importância que ambas equipes estejam em sintonia.
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Desenvolva um Lead Scoring
O Lead Scoring é um sistema de pontuação fundamental para classificar as pessoas que converteram nos materiais da sua empresa. Determinadas ações, como abrir um email, baixar um eBook e solicitar orçamento, podem gerar pontos diferentes, que vão de acordo com as predefinições da sua empresa e com o perfil do cliente ideal estipulado. Dessa forma, você poderá categorizar as pessoas em diferentes etapas do funil – tornando mais assertiva a nutrição de cada lead em específico.
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Faça a automatização dos processos
A automatização dos processos ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe e também a prevenir determinados erros. A automação de marketing, por exemplo, permite que a sua equipe dispare emails para uma base segmentada, sem que precise copiar e colar cada texto toda vez. Essa ferramenta é muito útil em campanhas, onde você pode fazer a nutrição das etapas do funil. Outras ferramentas muito importantes são Chat Bots e Live Chats. Enquanto a primeira pode trabalhar 24h por dia, como um robô com respostas prontas que tira dúvidas superficiais dos seus leads, a segunda pode ser mais personalizada, onde os vendedores podem falar diretamente com as pessoas no website da sua empresa.
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Crie gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são utilizados em praticamente todo o tipo de campanha publicitária. Eles têm a função de despertar ações no receptor e, muitas vezes, podem ter um efeito inconsciente nas pessoas. Criar ofertas limitadas, com gatilhos de urgência e escassez, por exemplo, funcionam muito bem quando se quer acelerar o ciclo de vendas. Ter um contador em um site, mostrando o tempo que resta para acabar uma oferta é um deles. Ou então deixar claro em um email que restam apenas poucas unidades de determinado produto. Existem vários tipos de gatilhos que você pode usar, porém usá-los com responsabilidade é extremamente necessário e ético.
Essas foram algumas dicas de como reduzir o ciclo de vendas na indústria. Gostou deste conteúdo? Então leia agora quais são as melhores práticas de prospectar clientes na indústria. Até a próxima!