Com quais pessoas a sua marca quer se comunicar? Na hora de criar um conteúdo, desenvolver uma campanha ou fazer uma ação de marketing, é preciso ter em mente características específicas das pessoas que você deseja impactar, porque nenhuma estratégia terá êxito se for direcionada amplamente para todo o público. Por isso, desenvolvemos este artigo para te contar o que você precisa saber para definir sua persona. Continue lendo:
Primeiro de tudo, o que é a persona?
Persona é o cliente ideal que a sua empresa precisa buscar. É como se fosse um personagem fictício, porém com características reais e que correspondam aos seus clientes. Dentro dessa persona, estão descritos os comportamentos, características demográficas, objetivos, problemas e desafios que o seu cliente ideal possui. Ela também é conhecida como buyer persona (que significa a pessoa que irá comprar o seu produto ou contratar o seu serviço), e pode ser mais de uma: sua marca não precisa ficar restrita a possuir apenas um tipo de persona.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
O público-alvo é uma definição mais genérica e superficial dos consumidores, enquanto a persona é centrada em uma identidade mais definida, que conta uma história. O conceito de público-alvo surgiu no contexto do Marketing 2.0, quando as marcas começaram a colocar o consumidor no centro das estratégias. Por conta disso, ele serviu – e ainda pode ser usado – para segmentar os tipos de públicos. Já o conceito de persona veio depois, e hoje acaba sendo o melhor método para falar diretamente com o seu consumidor.
No entanto, o público-alvo e a persona não precisam ser excludentes. Ambos podem estar dentro das suas estratégias, já que os públicos podem estar na primeira definição do grupo de consumidores que a sua marca quer se comunicar e as personas podem indicar um aprofundamento de cada público.
Confira, na prática, um exemplo de público-alvo e persona.
Exemplo de público-alvo:
- Homens e mulheres empreendedores;
- Entre 30 a 50 anos;
- Proprietários de médias a grandes empresas;
- São de classe média-alta/alta;
Exemplo de persona:
Otávio tem 42 anos, formou-se em administração e possui pós-graduação em gestão de empresas. Fundou uma indústria de pequeno porte há 7 anos, que foi se desenvolvendo e, nos últimos anos, tornou-se referência no segmento alimentício. Otávio é um homem muito dedicado em suas tarefas e gosta de se manter atualizado. Sua agenda é bastante cheia, mas ele está sempre focado em melhorar as estratégias do seu time e também a delegar funções para os seus colaboradores.
No entanto, por conta da pandemia, Otávio perdeu diversos clientes e sentiu que deveria investir mais em marketing para encontrar novas empresas interessadas em seu serviço. Para isso, ele precisa contratar uma empresa de publicidade e marketing que potencialize a comunicação da sua empresa. Porém, ele não entende exatamente as atividades do marketing e suas estratégias, pois acredita que contratando uma agência causará conflitos com a sua equipe de vendas.
Como uma agência pode ajudar?
Oferecendo materiais educativos e de conversão para Otávio, fazendo-o entender melhor o papel da agência e os impactos positivos que ela traz para sua empresa e também para a equipe de vendas.
A importância da persona
A estruturação da persona tem várias funções dentro da estratégia de marketing. Em primeiro lugar, é possível aprofundar o conhecimento sobre seu público, já que você estará estudando as necessidades, dores e desejos desse grupo. Com ela, também é possível entender o valor do seu produto para o público, assim como entender como se pauta a relação entre você (marca) e sua persona. Com isso, é possível definir os canais de comunicação onde sua marca deve atuar e com qual intensidade isso deve acontecer e, além disso, a persona também ajuda a definir as pautas de conteúdo, a linguagem, o tom de voz e, em alguns casos, a identidade visual da sua marca.
Como definir sua persona?
Agora que você já tem mais embasamento sobre o conceito e funções da persona, confira como criar a sua persona:
- Aplique uma pesquisa com seus clientes: o primeiro passo é desenvolver uma pesquisa com as pessoas que já compraram da sua marca. Você pode ir a campo, fazer entrevistas, ou estruturar um formulário online. Faça perguntas demográficas, como idade, gênero, profissão e localização; mas também pergunte sobre a rotina, habilidades, desafios, responsabilidades, hábitos de consumo, desejos e sonhos do respondente. Você também pode personalizar o questionário com situações da sua empresa.
- Faça a análise das respostas: depois de coletar a pesquisa, é hora de procurar padrões nas respostas. Para isso, crie tabelas, mapas mentais, desenhos e transcrições. Dessa forma, as informações podem ficar mais palpáveis e categorizadas.
- Crie o perfil de cliente ideal: após reconhecer padrões nas respostas, desenvolva textos que apresentem o perfil da sua persona. Você pode seguir a estrutura que apresentamos mais acima desse artigo, com as características, desafios e oportunidade de solução.
Este foi o nosso artigo sobre o que você precisa saber para definir sua persona. Gostou do conteúdo? Então leia também: a importância do propósito para gerar valor a sua marca