Entender o que é ROI está entre os principais pontos a serem estudados por gestores de grandes empresas e, claro, isso inclui a indústria.
Isso ajudará em questões como tomadas de decisão, mostrando como investir de maneira eficiente, com foco no desenvolvimento da empresa. Afinal, o desejo de todo empreendedor é ver seu negócio crescendo e trazendo-lhe bons resultados.
Assim sendo, a gestão financeira é uma área muito importante de ser compreendida e colocada em prática. No entanto, dentro desse conceito, há muitas informações que, à primeira vista, parecem bastante complexas.
Por isso, neste artigo vamos te ajudar a entender o que é, como calcular o ROI da sua empresa e de que maneira melhorá-lo. Vamos lá?
O que é ROI?
ROI é a sigla para o termo em inglês “return on investiment”, podendo ser traduzido como “retorno sobre investimento”. Portanto, esse indicador mostra qual foi o resultado financeiro de determinado investimento feito por uma empresa.
Assim, é possível identificar quais ações valem a pena ou não, pois ele especifica os lucros ou prejuízos do negócio.
Por fim, com o ROI, as empresas conseguem verificar a relação de entrada e saída de recursos e identificar a necessidade de ajustes.
Como calcular o Retorno Sobre o Investimento?
Para calcular o ROI usa-se a seguinte fórmula:
>>ROI = (receita – custo) / custo.
Por exemplo:
Imagine que uma empresa tenha investido 10 mil reais inicialmente e seu ganho tenha sido de 100 mil reais. Fazendo o cálculo temos:
>>ROI = (R$100.000,00 – R$10.000,00) / R$10.000,00
>>ROI = 9
Portanto, chegamos a conclusão de que, no exemplo citado, o retorno sobre investimento foi de nove vezes. Assim, se quisermos obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado encontrado por 100, ou seja:
>>9 x 100 = 900% de retorno.
Como o ROI impacta nas decisões da equipe
Como vimos, o ROI é um indicador de grande relevância para um negócio, pois relaciona investimento e retorno. Com ele, é possível ter um plano de ação eficiente e potencializar os resultados.
Nesse sentido, o ROI tem grande impacto nas decisões da empresa, permitindo que o planejamento seja feito com base nos resultados possíveis de serem alcançados, tendo clareza do retorno.
O que fazer para melhorar o ROI
Algumas estratégias podem ser muito úteis para melhorar o ROI da sua empresa. Fazendo uso de soluções específicas, é possível garantir melhor aproveitamento dos recursos investidos para crescimento do negócio.
Algumas ações importantes são:
- Mapear os custos operacionais
- Profissionalizar a gestão do negócio
- Investir em marketing
- Fazer uso da tecnologia
- Reforçar a capacitação da equipe
- Segmentar o público
- Focar no atendimento
- Potencializar o relacionamento com o cliente
Entender tudo isso te ajudará a colocar em ação as melhores práticas para que seu negócio tenha um ótimo desempenho frente ao mercado. Ou seja, suas decisões e investimentos serão feitos de forma consciente e direcionados para o sucesso.
Agora que você já sabe o que é e como calcular o ROI, você pode aprofundar seus conhecimentos e aprender a fazer o alinhamento entre marketing e vendas para crescer a sua indústria.
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