No marketing digital, há algumas métricas que ajudam a entender os resultados com certas estratégias. Saber como tem sido o desempenho com os investimentos em publicidade ajuda a direcionar melhor as próximas ações e corrigir possíveis erros. Por isso, saber o que é ROAS e como calculá-lo é tão importante.
Este é um indicador útil para avaliar o desempenho das suas campanhas na internet. Afinal, ao analisar como tem sido o ganho com seus anúncios, você consegue tomar as melhores decisões, prevê os resultados, evita correr riscos e tem um retorno financeiro mais vantajoso nessa área tão importante que é o marketing digital.
Então, continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a importância do ROAS para seu negócio.
Afinal, o que é ROAS?
ROAS é uma sigla para o termo em inglês Return on Advertising Spend, em uma tradução livre para o português, podemos entender a abreviatura como “Retorno Sobre o Investimento em Publicidade”. Ou seja, ele mede as receitas e os custos aplicados em uma campanha de publicidade.
Esse indicador é bem parecido com ROI, entretanto está ligado aos anúncios pagos. Assim, ele permite identificar o valor por cada clique nas campanhas online, levando em conta apenas os investimentos diretos com ele.
Qual a diferença entre ROAS e ROI?
O conceito de ROAS pode, muitas vezes, se confudir com o de ROI. Porém, apesar de bastante parecidos, há alguns pontos importantes de diferença entre eles para avaliar os resultados da sua campanha de marketing, sendo o primeiro mais específico que o segundo.
ROI considera tudo o que foi gasto para a manutenção do negócio para conferir o resultado com as estratégias de marketing. Enquanto que o ROAS tem como base apenas os investimentos com publicidade para analisar a efetividade dos anúncios. Para se ter mais eficácia com as métricas, é muito importante que as duas sejam utilizadas juntas.
Como calcular o ROAS?
De uma maneira geral, após entender o que é ROAS, o cálculo pode ser realizado de maneira bem simples. Para isso, basta que você conheça seu resultado, que seria o valor obtido com o investimento em anúncios, e seus custos publicitários. Assim, aplica-se a seguinte fórmula:
ROAS = (Retorno / Custos) x 100%
Por exemplo, se a sua indústria investiu R$ 3.000 em uma campanha de anúncios, e obteve o retorno de R$ 9.000, temos que:
ROAS = (9.000 / 3.000) x 100%
ROAS = 3x ou 300%
Como melhorar o ROAS?
Se tem algo que todos os negócios buscam, seja no online ou não, é melhorar o retorno financeiro. Por isso, ter melhores resultados com o ROAS é tão importante para conseguir potencializar a lucratividade.
Para se ter um melhor desempenho a cada campanha e aumentar o ROAS, é importante conhecer bem o público. Para isso, uma prática bastante indicada é a realização de testes sempre que possível, variando formatos e canais. Além dessa, outras ações interessantes são deixar o anúncio otimizado para mobile, identificar oportunidades por meio do benchmarking e fazer uma boa segmentação de público.
Neste momento que você já sabe o que é ROAS e como ele é importante para seu negócio, veja como impulsionar suas vendas na indústria baixando o eBook "Vendendo Mais Na Indústria".