Transformação digital e revolução 4.0 não são mais termos desconhecidos. Pelo contrário, fazem parte do dia a dia das organizações, transformando a maneira das pessoas desenvolverem os processos. Então, independente do ramo de atuação, os gestores entendem que a inovação na indústria é necessária para manter a competitividade no mercado.
Quando o assunto é promover os avanços tecnológicos, é importante compreender a abrangência da indústria 4.0, e saber que não é momento de fazer mais do mesmo.
Todos os setores, as equipes e os processos precisam estar envolvidos, utilizando o que há de mais moderno em prol de suas atividades e pelo sucesso da empresa.
Sendo assim, se a sua organização busca se preparar para promover a inovação na indústria, este artigo é para você. Continue a leitura e conheça alguns dos principais pontos e tendências para colocar em prática e transformar o seu mercado.
A importância da indústria 4.0
A indústria 4.0 refere-se à transformação que ocorre nas empresas e tem mudado a forma como as tarefas são feitas. Assim, tanto a fabricação quanto a gestão são impactadas por essa revolução que tem foco na eficiência e aumento da produtividade.
O termo refere-se à inclusão das tecnologias que são implantadas nas empresas para agilizar os processos, trazer maior precisão e potencializar os resultados.
Assim, o conceito engloba diferentes inovações, dentre as quais podemos citar:
- A inteligência artificial
- A robótica
- A internet das coisas
- A realidade virtual
- A computação em nuvem
Desafios da inovação na indústria
Apesar dessa evolução ser bastante vantajosa para as organizações, colocá-la em prática exige a superação de desafios e o melhor aproveitamento das oportunidades.
Ou seja, não se trata apenas da implementação das novas tecnologias, mas é preciso integrar diversos processos e trabalhar na mudança da cultura, envolvendo todos os setores e níveis hierárquicos.
Além disso, há outros pontos que merecem atenção para que a inovação na indústria ocorra da forma mais eficaz possível.
É necessário, por exemplo:
- Encontrar profissionais qualificados
- Capacitar a equipe atual
- Investir em recursos
- Melhorar a infraestrutura
- Potencializar a segurança de dados
Diferenciais que trazem resultados
Em virtude de todos esses desafios, para conseguir acompanhar a revolução 4.0 e manter-se competitiva no mercado, é importante que as empresas pensem de forma inovadora.
Ou seja, é necessário que se tenha diferenciais e não fazer mais do mesmo. Algumas tendências para se destacar e obter melhores resultados são:
- Investir na cultura de inovação — motivando a participação de toda a organização de forma que todos os setores percebam os benefícios;
- Automatizar os processos produtivos — incluindo ferramentas tecnológicas e integrando os sistemas da empresa;
- Empregar a internet das coisas — conectando todos os itens utilizados no ambiente industrial e mudando a relação homem máquina, de forma a aumentar a velocidade dos processos;
- Apostar na inteligência artificial — tornando a organização mais produtiva e integrada, uma vez que tais ações permitem que máquinas identifiquem padrões pré-estabelecidos e potencializa a análise de dados;
- Aproveitar os benefícios do marketing digital — fazendo uso do avanço tecnológico para divulgar a indústria e atrair o público-alvo.
Compreender as demandas da indústria 4.0 e os desafios da inovação no setor são aspectos importantes para que as fábricas se destaquem.
Ou seja, é preciso conhecer as tendências para, então, colocá-las em prática, não fazer mais do mesmo e se diferenciar em meio à concorrência.
–
Agora que você pôde compreender o que é e como promover a inovação na indústria, saiba como a Loopa tem impulsionado o marketing industrial nas empresas. Conheça o case de sucesso Movix.