Apesar de parecerem opostas, o inbound e outbound marketing são excelentes estratégias que, ao invés de se anular, podem (e devem!) caminhar juntas para conquistar o sucesso do seu negócio.
A transformação digital trouxe inúmeras vantagens para as empresas. Porém, se por um lado, muitos processos internos ficaram mais fáceis de executar, por outro lado, muitas equipes sentiram o impacto dos desafios provocados por tantas mudanças. Afinal, as demandas dos clientes e a maneira de se relacionar com eles mudaram.
Quer entender como o inbound e outbound podem se integrar e ajudar sua indústria a aumentar as vendas? Então, pegue um café e continue lendo esse artigo!
O que é inbound marketing?
Inbound marketing, em português, significa “marketing de atração”. Trata-se, acima de tudo, de atrair e nutrir possíveis leads com conteúdos valiosos antes de converter uma venda. Nesse sentido, o principal objetivo dessa estratégia é fazer com que o cliente busque a empresa, e não ao contrário.
Com a estratégia de inbound, a empresa pode utilizar formulários para captação de leads, além de divulgar conteúdos. Além disso, é possível estabelecer autoridade com um bom planejamento de automação de e-mails e acompanhamento do funil de vendas. Os canais mais utilizados para aplicar o inbound marketing são:
- Sites
- Blogs
- Redes sociais
- E-books
- Vídeos
- Landing pages
A verdade é que não existe uma metodologia fixa para aplicar o inbound nas diferentes plataformas digitais, afinal, o mercado é aberto para a criatividade das companhias. No entanto, uma coisa é certa: não há como fugir! Atualmente, para a empresa ter sucesso, aumentar as vendas e gerar escala a estratégia de inbound é essencial.
Veja também: Como aplicar inbound marketing e aumentar as vendas?
O que é outbound marketing?
O outbound marketing (traduzido como marketing de saída) ou “marketing tradicional” é entendido como uma maneira mais clássica de aplicar as estratégias de marketing em seu negócio. Assim, seu principal objetivo é oferecer um produto ou serviço para um público. Nesse caso, é a empresa que procura o cliente para iniciar uma conversa.
O outbound também é conhecido como “prospecção ativa” ou “de interrupção”, onde o comercial da empresa busca, de forma ativa, interromper e chamar a atenção do seu prospect.
Assim, são exemplos de outbound marketing tradicionais:
- Comerciais de TV
- Jornais
- Anúncios impressos
- Feiras comerciais
Com a transformação digital, um novo conceito de outbound marketing surge e ganha força no mercado: o outbound 2.0 ou cold calling 2.0. Nesse novo modelo, as ferramentas digitais também compõem a estratégia e aproximam seu conceito ao de inbound marketing.
Veja alguns exemplos de outbound 2.0:
- Banners
- Cadências de E-mails
- Pop-ups
- Ligação telefônica
- Conexão em redes sociais
Entendeu as principais diferenças entre inbound e outbound marketing? Então, agora vamos aprender a integrar e otimizar as duas estratégias para a sua indústria vender mais.
8 dicas para otimizar e integrar as estratégias de inbound e outbound
Quer algumas dicas para otimizar e integrar as ações de inbound e outbound da sua indústria? Confira:
- Primeiramente, integre o time de marketing e vendas da sua indústria
- Em seguida, crie a persona da sua indústria
- Realize um planejamento de comunicação
- Segmente seus leads
- Estabeleça contato personalizado com os seus leads
- Estabeleça parcerias
- Aplique estratégias em modelos físicos e digitais
- Participe de eventos on e offline
O que a integração dos times tem a ver com inbound e outbound?
Antes de mais nada, a integração dos times tem tudo a ver com a estratégia inbound e outbound! Enquanto a equipe de marketing centra os seus esforços em apresentar a marca, atrair e nutrir leads, a equipe de vendas, por sua vez, mantém o foco em fechar negócios.
Quando os objetivos e valores das equipes não estão alinhados, é muito comum que se crie um gap em pelo menos uma das fases do processo que envolve os dois times. Nesse sentido, é importante que a equipe de vendas esteja ciente da importância do inbound na geração de leads mais preparados, informados e decididos a fechar negócios.
Ao mesmo tempo, também é crucial que, em algum momento do processo, a equipe de marketing trabalhe na divulgação e consolidação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa para facilitar a venda. Desse modo, cria-se um trabalho de colaboração onde as duas pontas do processo ficam alinhadas com os objetivos da empresa.
Por fim, para entender como alinhar as duas equipes na prática, leia o artigo Alinhamento Marketing e Vendas. O passo essencial para a sua indústria crescer disponível em nosso blog.
Então, se esse conteúdo te ajudou a repensar as estratégias aplicadas em sua indústria, compartilhe com pessoas que também podem se interessar pelo assunto.