O marketing é um dos “corações” da indústria, um dos principais setores para acelerar o seu crescimento, conquistar novos clientes e melhorar as estratégias de vendas. Nesse sentido, um grande desafio para as indústrias é definir quem será responsável por cuidar da área: uma equipe in house ou agência de publicidade terceirizada?
Afinal, você sabe quais são as principais diferenças entre os dois modelos de serviços? Sabe quais são suas principais vantagens e desvantagens? Se a resposta é não, continue aqui com a gente! Nós vamos te mostrar que talvez não seja necessário escolher entre um ou outro, mas sim adotar ambos para o seu marketing industrial.
O que é uma house?
As houses se tratam de estruturas de marketing completas dentro da sua própria indústria. É comum encontrá-las nos espaços físicos da empresa.
É importante ressaltar que uma house precisa oferecer os mesmos serviços que uma agência terceirizada. Por isso, é importante que tenha profissionais de atendimento, designer, redator, tráfego pago, análise de resultados, diretor de arte, etc.
Ou seja, para que sua indústria tenha uma house, é necessário criar uma equipe completa responsável por criar campanhas e desenvolver estratégias de marketing exclusivas para a sua indústria. Isso envolve, além de outros fatores, o cálculo de custos, a avaliação de produção e resultados apresentados pela equipe.
Veja, a seguir, as principais vantagens e desvantagens de formar uma house para o marketing industrial.
Vantagens da house
- A expertise nos seus produtos, serviços e clientes
- A facilidade na resolução de demandas urgentes
- A capacidade de antecipar dores e estabelecer campanhas prioritárias
- O controle maior sobre a comunicação interna e externa
Desvantagens da house
- Os altos custos com funcionários e encargos
- As falhas frequentes dos gestores em criar e manter uma equipe que não se trata do core business
- Os trabalhos pouco variados ou pouco criativos, já que a equipe não entra em contato com a realidade de outros negócios
O que é uma agência de publicidade terceirizada?
A agência de publicidade terceirizada é uma empresa a parte da sua, responsável por prestar serviços de marketing para a sua indústria. Ela conta com especialistas para cada estratégia, isso inclui atendimento, planejamento, direção de arte, criação, análise de marketing e qualquer outra ação que a agência possa oferecer.
Assim, cabe a sua indústria decidir se vai contratar apenas uma parte dos serviços da agência ou o pacote completo.
Vantagens da agência de publicidade terceirizada
- A segmentação dos especialistas para cada atividade
- O aumento da quantidade de trabalho ou atividades no pacote, sem implicar em responsabilidades de contratação para a sua indústria
- O contato direto entre profissionais com experiências diversificadas em comunicação
- A distância permite que as agências tenham o foco em soluções, ao invés de foco no problema ou na dor do cliente
Desvantagens da agência de publicidade terceirizada
- Falta de contato direto com o seu produto ou serviço
- Regras e prazos de entrega que não estão sob o controle da sua indústria
Por que unir as duas gestões?
Uma solução para esse desafio, é considerar a formação de uma equipe in house para complementar o trabalho da agência de publicidade terceirizada.
Nesse sentido, a equipe da house pode ficar responsável por demandas mais urgentes e menos complexas, como criações para redes sociais, apresentações comerciais ou e-mails básicos.
Enquanto isso, a agência de publicidade pode assumir outras estratégias de inbound, que envolvem criação de conteúdo para blogs, fluxos de nutrição e campanhas maiores e mais complexas, que exigem maior foco e tempo de criação.
Então, para tomar essa decisão, avalie suas necessidades, prioridades e o orçamento disponível para o setor de marketing.
Este foi o nosso artigo sobre agência de publicidade terceirizada ou house. Esperamos que ele tenha te ajudado a tirar dúvidas sobre o assunto. Se você ainda quiser conversar sobre o assunto, é só entrar em contato com a Loopa.