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Dicionário do Marketing Digital: conheça os principais termos e siglas

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Você sente que precisaria de um dicionário do Marketing Digital para entender os termos tecnológico, repletos de siglas, estrangeirismos e palavras novas da área? 

Afinal, se a sua indústria investe em Marketing Digital e, você, como gestor, tem interesse pelo setor, já deve ter se deparado com um vocabulário que passa longe do seu entendimento.

Mas, não se preocupe, porque conhecer esses termos e siglas é relativamente simples e dominá-los pode determinar o sucesso da sua equipe de vendas. 

Por isso, listamos 20 expressões do dicionário do Marketing Digital para você entender e nunca mais esquecer! 

Siglas e Termos do Dicionário do Marketing Digital

1. Inbound Marketing

É o mecanismo de entrada do marketing digital, que tem como objetivo atrair o cliente da sua empresa e nutri-lo, até que ele chegue à solução ou produto desejado. 

Assim, no Inbound, a empresa busca estabelecer um relacionamento com o consumidor, mostrando que entende suas demandas e necessidades. 

Por isso, na prática, as formas mais conhecidas de Inbound Marketing são o marketing de conteúdo para sites, blogs, mídias sociais e e-mails. 

Portanto, através dessas peças é possível explorar as principais dores do público, seus problemas e desejos. E, em seguida, oferecer as soluções mais adequadas, que geralmente envolvem o produto ou solução desenvolvida pela empresa.

2. Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios veiculados em mídia online, como Google, Facebook e LinkedIn.

Assim, eles dependem do objetivo definido pelo planejamento, podendo gerar visitantes, leads ou até mesmo um pedido de orçamento direto. 

Por um lado, as campanhas de pesquisa são focadas em pessoas que já estão buscando o produto ou a solução. Enquanto isso, as campanhas de display trazem públicos semelhantes aos que já visitaram o site, através do remarketing.

Além disso, as campanhas de display também são utilizadas para fortalecer a imagem da marca.

3. Leads

Leads são os contatos atraídos através das práticas de Inbound.

Assim, o mecanismo de atração consiste em ações para captar esse potencial cliente. 

Geralmente, a empresa disponibiliza os conteúdos como ebooks, folhetos, catálogos ou outros tipos de materiais ricos, incentivando-os a inserir dados relevantes em troca, como o e-mail. 

Então, quando uma pessoa cadastra o e-mail para download de um e-book produzido pela sua indústria, por exemplo, ela é chamada de “lead”.

4. Fluxo de Nutrição

Essa estratégia consiste em uma sequência de e-mails, disparados em horas ou datas diferentes. 

Como o nome já diz, seu objetivo é nutrir os potenciais clientes com conteúdos relevantes para o seu segmento. 

Com isso, a intenção é tornar o cliente mais bem informado sobre o problema que ele quer resolver, assim como entender melhor sobre a solução oferecida pela sua empresa.

Ao final dessa sequência, espera-se que o possível consumidor entre em contato com a sua equipe para saber detalhes sobre o produto ou solicitar um orçamento.

5. Autoridade de domínio

Está relacionado à autoridade que o nome ou domínio do site possui como um todo. 

Assim, essa métrica consegue prever o potencial que o domínio tem de alcançar o topo do Google e receber mais tráfego web.

6. Branding

O branding é o processo de criação da imagem de uma marca na mente do consumidor. É uma estratégia que visa atrair e reter clientes fiéis.

Com ele, sua empresa poderá definir com qual tom vai interagir com os clientes, qual posicionamento adotará diante do mercado e por quais valores e propósitos pretende direcionar suas ações.

7. Conversão

A conversão é a ação realizada por um usuário ou cliente em seu site ou campanha e que pode ser medida. 

Assim, o preenchimento de um formulário são exemplos de conversão.

Esse termo de marketing digital também pode ser uma métrica de avaliação de quantidade de vendas obtidas. 

Portanto, através da conversão, é possível mensurar o quanto uma estratégia foi bem-sucedida.

8. CTA

São as Chamadas para Ação (Call to Action), bastante utilizadas para induzir ou sugerir que consumidores realizem algum tipo de ação em sua página, como clicar em botões, banners, ofertas, links sugeridos ou patrocinados, baixar conteúdo, etc.

Veja, abaixo, um exemplo de CTA:

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9. Case

Os cases são relatos ou exposição de alguma experiência de sucesso por parte da empresa. 

Geralmente, essa estratégia é usada para mostrar como certas técnicas e diferenciais ajudaram clientes na prática, o que serve como uma excelente prova social para outros interessados em seu serviço.

A Loopa já apresentou dois cases de sucesso de indústrias que investiram em Marketing Industrial. Se você ainda não leu, acesse agora mesmo.

10. Webinar

Conteúdo em vídeo disponibilizado ao público de maneira gratuita ou paga. Consiste geralmente na gravação de uma palestra, uma aula ou uma série em que perguntas são respondidas em tempo real. O termo é resultado da junção de Seminário e Web.

11. Brainstorm

brainstorm - dicionário do marketing digital

Processo criativo em que se busca soluções para problemas e se elabora ideias coletivamente.

12. Brand Image

Imagem da marca. Série de valores e posicionamento no mercado que uma marca deixa ou deseja transparecer.

13. Core Business

É o coração de um negócio, sua essência, o núcleo de atuação de uma empresa.

14. Engajamento

Ele reflete as interações que as pessoas têm com o conteúdo disponibilizado em um site ou rede social, seja através de curtidas, comentários ou compartilhamentos, por exemplo. É uma métrica que permite avaliar o envolvimento e relacionamento com os públicos.

15. KPIs (Key Performance Indicators)

Traduzido como Indicadores-chave de Desempenho, são uma série de indicadores quantitativos que permitem mensurar ações e monitorar se as metas estão sendo cumpridas. Eles permitem, ainda, acompanhar o progresso com base em números. 

16. Landing page

É uma página criada para oferecer determinado material em troca de informações úteis sobre os usuários, convertendo-os em leads. Você pode disponibilizar um e-book para download em suas LPs, por exemplo. 

17. Web Analytics

Coleta, medição e análise de dados de navegação e interação com páginas/serviços web com o objetivo de melhor entender o comportamento dos usuários.

18. Newsletter

As Newsletter são conteúdos enviados por e-mail para uma lista de assinantes de um site, que podem ser clientes reais ou potenciais. 

Ela é importante porque mantém as marcas sempre na mente das pessoas, estabelecendo autoridade e notificando quando há algo novo que possa os interessar. 

A Loopa, por exemplo, envia Newsletters trimestrais com os últimos conteúdos publicados aqui no Blog. 

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19. Segmentação de leads

Consiste em criar categorias para a base de contatos seguindo determinados critérios, como região ou preferências. Portanto, a segmentação de leads é importante porque pode otimizar os resultados das estratégias de relacionamento das empresas.

Viu? Agora, você é praticamente um especialista no assunto!

Agora que você já conhece alguns termos do dicionário do Marketing Digital, que tal entender a importância de alinhar as equipes de Marketing e Vendas da sua indústria? Então, basta clicar no botão e acessar nosso eBook sobre o tema. 

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