Você sabe o que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?
É o cálculo de quanto uma empresa gasta para adquirir novos clientes.
Ou seja, essa é uma métrica de negócios super importante, pois pode ser considerada o custo total dos esforços de vendas e marketing, bem como de ferramentas necessárias para convencer um cliente a comprar um produto ou serviço.
Assim, analisar o CAC em conjunto com o Lifetime Value (uma estimativa de quanta receita um cliente pode gerar em um determinado período de tempo) ou a Receita Mensal Recorrente (a medição da geração de receita por mês) é uma maneira comum de descobrir se uma empresa está ou não operando de forma eficiente.
Qual a importância de calcular o Custo de Aquisição do Cliente?
Calcular o CAC é importante porque determina o custo e, em última análise, o lucro em relação ao crescimento da sua empresa.
Se o CAC for muito alto em relação ao LTV, por exemplo, o crescimento não será sustentável porque a aquisição de clientes custará mais do que o lucro gerado por cada cliente.
Portanto, o desafio de incluir LTV ou CAC em seus relatórios mensais ou trimestrais pode ser difícil.
Em primeiro lugar, os dados podem parecer confusos, especialmente se não há tempo ou dados suficientes para analisar o resultado.
No entanto, como profissionais que querem impulsionar o crescimento, você deve usar a análise de custos para otimizar suas estratégias e até monitorar o desempenho da sua equipe.
Se tudo o que você pode fazer para começar é usar os números informados nas suas ferramentas de publicidade, que assim seja. Afinal, isso é melhor do que nada!
Como o Custo de Aquisição de Clientes impacta as decisões da equipe?
Ao identificar e controlar as variáveis que afetam o CAC, você pode controlar o custo da venda total, o que impacta diretamente no lucro para a empresa, por exemplo.
Bons profissionais que estão de olho no Custo de Aquisição do Cliente conseguem identificar os pontos fortes e também as lacunas dentro do processo de vendas.
Seja desde o ponto de partida no time de marketing, até o fechamento com o vendedor, todos os custos e esforços podem ser analisados. Colocando “na ponta do lápis” ou registrando em uma planilha, você consegue monitorar o que trás ou não retorno para a empresa e, a partir daí, mudar o rumo das ações do time.
A importância da indústria manter métricas e controle sobre os números
É importante manter as métricas do negócio no radar porque os números podem ser instáveis com o tempo e, se você analisar os resultados com precisão, obterá uma indicação de por que as coisas mudaram.
Vamos pegar o exemplo de uma grande indústria:
A taxa de câmbio ou os impostos podem ter um enorme impacto no valor final do seu produto e/ou serviço, e consequentemente, nas suas vendas.
Se suas variáveis forem medidas com precisão, você poderá perceber essas mudanças e criar um plano para mitigar isso no futuro.
Assim, as empresas mais fortes planejam as coisas com precisão e nada é deixado ao acaso.
Agora, faça um questionamento a si mesmo:
Você consegue, facilmente, encontrar seus números de vendas e marketing para esta mesma época no ano passado e compará-los com este ano?
Quando dizemos facilmente, queremos dizer em menos de dez minutos.
Se a resposta for não, provavelmente significa que você não possui sistemas precisos para medir os seus resultados.
E, a verdade é que isso precisa mudar para que você tenha mais controle e previsão sobre o rumo do seu negócio!
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