Você já ouviu falar de Marketing BI? Ou CRM? Você conhece os benefícios de um ERP industrial? Essas são algumas das tecnologias que aceleram a indústria, capazes de levar a sua empresa ao crescimento escalável.
Quanto mais o tempo passa, mais pessoas e empresas utilizam a tecnologia em suas rotinas. Nos comunicamos, consumimos, produzimos e utilizamos produtos e serviços através de aplicativos digitais, conectados à internet.
Se você ainda está em dúvida para escolher a opção ideal, fique tranquilo: este conteúdo explica o conceito de tecnologias que aceleram a indústria e mostra o que você deve analisar antes de se decidir! Confira.
Quais são as principais tecnologias que aceleram a indústria?
Para entender melhor cada tecnologia e seus impactos na gestão e vendas, em primeiro lugar vamos explicar os principais fatores que compõem cada uma delas:
ERP industrial
O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta de gestão que possibilita acesso integrado aos dados de uma empresa. Ele alia setores e processos, onde é possível controlar a movimentação dos insumos produtivos, manter o fluxo de caixa em dia e emitir notas fiscais.
Ou seja, é um sistema de gestão ideal para a indústria. A partir dele, pode-se gerenciar a companhia com mais crítica e visão global, além de acompanhar detalhes dos processos.
Como tudo é integrado, uma ERP industrial permite a comunicação em tempo real.
Se as informações estiverem registradas de maneira correta, o sistema as organiza e aponta quando tal material, por exemplo, vai ser usado na linha de produção.
Isso significa que você tem maior precisão na hora de tomar decisões, pois acompanha as ações por completo. Da mesma forma, também é possível prever problemas e antecipar soluções cabíveis.
Algumas ações envolvem agendar paradas de manutenção em oportunidades ideais para não interferir na produção, por exemplo. Com a possibilidade de controlar melhor o estoque, pode-se, também, reduzir custos.
Uma ERP permite mapear os materiais por completo, bem como analisar aqueles que são melhor ou pior utilizados no chão de fábrica. Assim, você tem em mãos relatórios fáceis de analisar, com indicadores de produtividade de cada setor.
É uma maneira eficiente de entender qual setor performa melhor, como solucionar eventuais problemas e onde investir melhor os recursos. Além disso, é uma ferramenta importante para automatizar processos, identificar falhas e, assim, aumentar a produtividade.
Marketing BI
O termo surgiu da ideia de Business Intelligence. Em tradução livre, Inteligência de Negócios. Esse conceito, por sua vez, foi aplicado ao Marketing Digital e trabalha em cima da coleta, estruturação, processamento e análise de dados da gestão.
Para isso, diferentes técnicas e modalidades de análise são usadas, sendo as principais:
- A análise preditiva
- A análise competitiva
- A Inteligência Artificial
- A Automação
- Big data
Essa é uma maneira eficaz de ter em mãos informações precisas sobre consumidores, seus comportamentos e interesses. Tudo isso auxilia na hora de pensar estratégias que interfiram na decisão de compra.
Com uma ligação direta com o departamento comercial, a inteligência de negócios auxilia na melhoria dos processos de vendas. Afinal, é possível analisar melhor os clientes e o período das suas transações dentro do funil de vendas.
A capacidade analítica da estratégia também fornece diretrizes mais assertivas para a equipe de marketing. As informações precisas orientam o departamento, ajudando a entender os melhores rumos para o investimento.
No que diz respeito à análise preditiva, os dados de BI auxiliam o gestor na coleta de informações que preveem o status do fluxo de caixa. É um super upgrade das planilhas de Excel, que não conseguem lidar com muitas variáveis.
Para completar, é interessante citar os benefícios para o setor de compras também. Através do uso de um software BI, o departamento consegue gerenciar melhor os fornecedores, estoques, fontes de matéria prima e muito mais.
Por fim, a análise dos dados passa por um processo automático, deixando de lado a subjetividade que pode levar ao erro.
Automação de Marketing
Como o próprio nome indica, a Automação de Marketing consiste no uso de recursos e tecnologias capazes de automatizar as operações de marketing.
Mais que facilitar os processos e reduzir suas funções manuais, essa tecnologia visa atingir a máxima eficiência das ações, por meio de dados completos, precisos e inteligentes. Não é exagero afirmar que a Automação de Marketing é o meio mais importante para nutrir os leads e guiá-los até a conversão.
É preciso ter cuidado para não confundir tarefas automáticas, como agendamento de posts em redes sociais ou ferramentas de seguir de volta, com a automação em si.
Mais que ações pontuais, simples e operacionais, o conceito visa uma maior compreensão sobre como os usuários interagem com o negócio online, fornecendo meios personalizados e escaláveis de engajamento.
Com a Automação de Marketing, é possível:
- Garantir mais eficiência para as ações realizadas no funil de vendas
- Nutrir os leads que não estão prontos
- Criar meios de comunicação personalizados para cada persona
- Oferecer leads mais preparados aos vendedores e aumentar sua produtividade
- Evitar trabalhos repetitivos e burocráticos de marketing
- Diminuir o ciclo de vendas, tornando-o mais preciso
- Garantir que os clientes tenham sucesso com o produto adquirido
Etapas fundamentais da Automação de Marketing
- Primeiramente, é preciso definir as estratégias e as métricas que servirão de base para a campanha
- Em seguida, escolha o sistema ou ferramenta que viabilize as suas necessidades de automação
- Implemente o fluxo de nutrição no software, defina as regras para cada lead e teste as ações antes de implementá-las
- Crie gatilhos para o lead entrar em seu fluxo de nutrição
- Defina as interações com o lead em cada etapa de compra, seja por e-mail, redes sociais, materiais ricos em blog, entre outros pontos de contato
- Estabeleça o conteúdo para cada etapa de compra, por meio de uma sequencia lógica de materiais que respondam suas dúvidas, atendam suas necessidades e façam o lead avançar até o momento de conversão
- Utilize as métricas definidas na primeira etapa para determinar a eficiência da campanha
- Finalmente, com base nos resultados obtidos, realize melhorias continuas e aprimore o desempenho das ações
Em poucas palavras, a Automação de Marketing visa compreender os interesses do lead e as peculiaridades das suas etapas de compra, fornecendo meios e informações que lhe auxiliem a resolver seus problemas e, assim, comprar o seu produto! É, sem dúvidas, uma das tecnologias que aceleram a indústria.
CRM
CRM é uma sigla em inglês que significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Desse modo, se trata de uma gestão que compreende vendas, marketing, atendimento e pontos de contato em geral.
O CRM, em geral, reflete muito o momento de transformação digital que estamos vivendo. Afinal, essa é conhecida como a era onde o cliente está no centro. Portanto, é maior a necessidade de criar um relacionamento com seus clientes.
Por isso, o CRM se destaca como uma estratégia centrada no consumidor, ligada a tecnologia. Assim, as plataformas de CRM já são consideradas uma das tecnologias corporativas mais inovadoras.
Vantagens de utilizar um CRM
Antes de mais nada, uma das vantagens da CRM é a clareza das informações. O usuário, com facilidade, tem acesso ao número de propostas abertas e perdidas, assim como o índice de conversão de cada proposta de venda em diferentes etapas do funil, podendo mapear os ciclos de venda, ticket médio, gerando previsibilidade para operação.
Há vantagens também na hora de gerenciar a carteira de clientes, organizando melhor o fluxo de perfis de clientes de forma automatizada. Com isso, pode-se ter uma melhor visão do tempo e energia que a equipe de vendas emprega em ações como prospecção e atendimento.
De maneira geral, um CRM auxilia a empresa a dispensar certos processos obsoletos que podem estar ligados a ela há muito tempo. Também diminui-se o esforço manual, automatizando processos que permitem um maior crescimento e direcionamento de recursos.
Ao organizar contas e contatos de forma clara e acessível, você ganha mais tempo e assertividade. É uma maneira, afinal, de simplificar o processo de vendas. Muito melhor do que depender de lembretes escritos e imensas planilhas, certo?
Com um CRM, os leads chegam à equipe de vendas de forma muito mais prática, independente de onde esteja. O resultado é uma equipe mais alinhada aos mesmos objetivos, com informações atualizadas sobre o cliente e sua relação com a empresa.
Para o setor de vendas, um CRM leva a mais vendas em menos tempo. Isso porque ele atua de forma inteligente. Por que gastar tanta energia em tarefas simples? A resposta está na automatização.
Desse modo, você permite que a sua equipe foque nas etapas mais importantes para conversão de vendas e não em tarefas menores que consomem seu tempo.
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