Embora possa soar clichê, a tecnologia é um grande diferencial competitivo para as indústrias. Aliada ao Marketing Digital e aos processos de vendas, torna-se uma ferramenta poderosa e que permite diversidade nas estratégias. Por exemplo, é capaz de fazer integrações e automações avançadas de marketing e vendas para as empresas. Isso ajuda na redução de tempo e de custos, pois vários processos deixam de ser manuais.
Neste artigo, confira 3 estratégias de integrações e automações que a Loopa utiliza com seus clientes e veja como é possível colocá-las em prática na sua empresa.
Por que as integrações e automações são tão importantes?
As automações de marketing geralmente estão alinhadas ao processo de Inbound Marketing. O objetivo, nesse contexto, é automatizar a gestão dos leads no funil de vendas através de conteúdos em diversas plataformas e formatos. Dessa forma, é possível que eles evoluam até o momento da compra e com intervenções mínimas dos vendedores. Clique aqui e leia mais sobre o funil de vendas.
Com as integrações e automações, é possível ter um maior ganho de escala, fazendo muito mais em menos tempo. Sua equipe tem maior controle das métricas e dados na hora de tomar uma decisão, e também pode personalizar mais conteúdos para as suas bases, que são destinados desde a relação com o lead até a fidelização do cliente.
Fluxos de nutrição
Por meio de fluxos de nutrição, é possível avançar o cliente ao longo da jornada de compra e estabelecer contato direto com eles. Plataformas como o RD Station permitem a automação e análise dessa estratégia, conectando conteúdo com dados. Dentro do funil de vendas da sua empresa, você pode criar uma estratégia que inclui o envio de emails com conteúdos personalizados para cada etapa da jornada. Nesse sentido, compartilhe materiais e destaque features buscando sempre avançar o nível da jornada de compra.
Business Intelligence
O Business Intelligence, também conhecido por BI, combina:
- A análise empresarial
- A mineração de dados
- A visualização de dados
- As ferramentas para ajudar as empresas a tomarem decisões mais assertivas.
É possível, por exemplo, cruzar informações coletadas do Google Analytics, Facebook Ads, Google Ads e RD Station e utilizá-las para a criação de novas campanhas. Dessa forma, você tem dados mais pontuais sobre os produtos e serviços da sua empresa.
CRM
O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) permite acompanhar e fazer contatos esporádicos com o cliente. Além disso, ele também gerencia e analisa as interações, antecipa necessidades e desejos, aumenta as vendas e personaliza campanhas de captação de novos clientes. Com o CRM, é possível dispensar processos obsoletos e esforços manuais, pois esse tipo de plataforma organiza as contas e contatos em forma real para automatizar o processo de vendas e torná-lo muito mais simples.
Porém, o usuário inicia o processo de compras muito antes disso. Portanto, estratégias de Marketing Digital se tornam fundamentais para que o lead MQL caia mais rápido no fluxo do CRM e de forma correta. A Loopa, por exemplo, utiliza ações de marketing com segmentações por produto, região, ou até mesmo por perfil de lead.
Este foi o nosso artigo sobre integrações e automações avançadas de marketing e vendas para a indústria. Aproveite também para ler nosso eBook: como marketing e tecnologia aceleram suas vendas. Até a próxima!