Este artigo irá abordar a importância do propósito de marca.
Transformação tecnológica, internet, big data, informação, conexão. Provavelmente você já ouviu esses termos. A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas do conhecimento, e mudou estruturalmente a maneira em que você opera e agrega valor aos clientes. Isso provocou uma mudança cultural significativa entre as pessoas, transformou o comportamento e empoderou os indivíduos.
No entanto, é preciso entender uma coisa: todas as transformações são focadas em pessoas, em suas necessidades e mudanças. É o consumidor que está no centro de tudo – as empresas, produtos e processos apenas se adaptam a ele. E dessa forma, cada um quer ser tratado de forma única. Mas como se diferenciar? Com o propósito.
Mas primeiro, você entende realmente o que é marca?
Marca não é somente o seu cartão de visitas, o seu nome, símbolo e slogan. A marca também é a sua equipe, o produto e/ou serviço que você vende, a estrutura física (ou digital!) que você possui, suas campanhas publicitárias, sua participação em eventos e feiras, sua relação com os meios impressos e com pesquisas, sua presença no mundo digital e a forma como você fala com seus clientes.
Marca é tudo. É tudo o que é tangível, mas principalmente o que é intangível. Marca é emoção: é o que as pessoas sentem sobre um produto, um serviço ou empresa. De acordo com David Aaker, são os benefícios físicos, sociais e emocionais que a marca promete ao seu público. Mas preste atenção: não é o que você fala sobre a sua marca, mas sim o que as pessoas falam da sua marca. No entanto, com produtos e benefícios tão iguais no mercado, como se diferenciar e gerar valor para a marca?
A importância de ter um propósito de marca
Toda marca tem uma razão de ser – o seu propósito, sua essência. Quando a marca possui um propósito, todo o resto acaba sendo tarefa e consequência. Isso reflete totalmente na percepção do público. As pessoas pagam mais por uma sensação do que por um produto, pois é ela quem traz a percepção de ganho. E o propósito é a força motriz para ter uma relação benéfica com as pessoas.
Por isso, comece pelo porquê. Por que a sua marca existe? Em que ela acredita? Qual é a razão da existência da sua empresa? Além de lucro, é claro, qual o objetivo e os impactos que a sua marca quer causar no mundo? Essa comunicação deve ser feita de dentro pra fora. Por isso, sempre usamos a ferramenta do Golden Circle para auxiliar nessa etapa. Se você quiser saber mais a fundo sobre ele, leia o artigo que produzimos sobre.
A marca é uma promessa
Mas é preciso saber como fazer a promessa certa. E mais importante de tudo, entregá-la ao seu público, não somente prometê-la. Se isso der certo, o crescimento é consequência. Segundo um estudo de Harvard, conduzido pelo pesquisador e professor John Kotter, empresas que são baseadas em ideias superam em até 400% o faturamento das demais.
No livro “Grow”, de Jim Stengel, foi feito um estudo que levou 10 anos para ser concluído, onde foram estudadas 50 mil empresas. Dessa amostra, foram selecionadas as 50 marcas que tiveram melhor performances durante esse período de tempo, e foi concluído que: elas tinham um propósito definido e cresceram 3 vezes mais rápido que suas concorrentes.
As pessoas buscam por marcas com propósito
A geração dos Millennials (termo sociológico designado às pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 2000), vem mudando as relações de trabalho e consumo que conhecemos hoje. Segundo o Relatório Best Global Brands 2017, da Interbrand, 66% dos consumidores afirmam estar dispostos a pagar mais por produtos de empresas mais socialmente responsáveis. Além disso, as pessoas preferem uma marca com propósito: 60% dos millennials procuram empregadores com um propósito claro.
Entendeu a importância do propósito para a construção da sua marca? Fique de olho para mais matérias como essas aqui no nosso blog.