Você sabe dizer, com exatidão, qual é o Market Share da sua indústria?
Esse termo, em tradução literal, significa quota ou fatia de mercado. Ou seja, diz respeito à participação do seu negócio no setor em que atua, comparado aos demais concorrentes
E, afinal, quem nunca quis saber como está a própria performance em relação aos competidores, entendendo o quanto a empresa se sobressai em relação às outras?
Neste artigo, você vai entender exatamente o que é Market Share, qual é a sua importância e quais são os parâmetros para calculá-lo.
Continue a leitura!
Qual o conceito de Market Share?
Market Share, ou participação de mercado, é a medida que indica a fatia de mercado que uma empresa possui em relação ao total das vendas do seu setor.
Para entender de maneira mais fácil, imagine que o mercado tenha o formato de um gráfico em pizza. Qual seria o tamanho da fatia da sua empresa?
Assim, ele é expresso como uma porcentagem das vendas totais de um mercado específico e, por consequência, mostra a importância da empresa dentro desse mercado.
Ou seja, ter um Market Share alto geralmente indica que a empresa é uma das líderes do mercado e tem uma posição competitiva forte.
Mas, afinal, quais são os dados que permitem que as empresas cheguem a essa conclusão? Acompanhe a seguir!
Como fazer o Market Share?
Em primeiro lugar, é importante você saber que existem diversas maneiras de calcular o Market Share.
Mas, um fato comum a todas elas é que, quanto mais informações reais você conseguir reunir, mais confiável será a porcentagem da sua quota.
Ou seja, não adianta querer calcular a sua participação no mercado, se você não tem como acessar números realistas em seus sistemas de métricas e dados.
Em geral, a maneira mais comum de calcular o Market Share, é através de três pilares básicos de todas as empresas: o faturamento, o valor de mercado e o público alvo.
Vamos entender cada uma:
1. Faturamento
Calcular o Market Share através do faturamento é uma das maneiras mais simples de obter o indicador.
Por exemplo, digamos que você tem uma fábrica de tratores e, no último ano, ela faturou R$ 12 milhões. Enquanto isso, neste mesmo período, o setor no Brasil faturou R$ 5 bilhões.
Com esses números em mãos, basta fazer a seguinte conta:
(5.000.000.000 / 12.000.000
Ou seja, a fatia de mercado que a sua fábrica ocupa, é de 0,24%.
2. Valor de Mercado
Além do faturamento, também é possível calcular o Market Share da sua indústria através do seu valor de mercado.
E, o processo é tão simples quanto o anterior, desde que você faça o acompanhamento dos seus próprios dados e, também, do mercado.
Então, divida o valor estimado da sua empresa, pela soma do valor de mercado de todos os seus concorrentes.
Por fim, multiplique por 100 para obter a porcentagem do seu Market Share.
3. Público-alvo
Por fim, o cálculo do Market Share através do público-alvo deve envolver dados como:
- Características do público-alvo da sua indústria
- Base de clientes com essas características
- Informações de órgãos estatísticos
Por exemplo, digamos que um dos públicos da sua indústria seja lojas de brinquedos de porte médio.
Se, no Brasil, existem 300.000 dessas lojas e sua indústria vende para 15.000 delas, quer dizer que o seu Market Share é de 5%.
(15.000 /300.000) x 100
Aumentando o seu Market Share com estratégias de Marketing da Loopa
Se você chegou até aqui no conteúdo e se deu conta de que o Market Share da sua indústria está abaixo do que gostaria, queremos te mostrar como o investimento em Marketing pode ser uma solução.
A esse ponto, você já deve ter entendido que, para aumentar seu Market Share, vai precisar vender mais.
Mas, calma, a gente sabe que não é tão simples assim! Então, vamos às estratégias de Marketing que vão te ajudar nessa missão:
1. Definir e conhecer o público-alvo
Entender quem são os seus clientes e quais são suas necessidades é o primeiro passo.
A Loopa desenvolve um estudo aprofundado do público-alvo e do mercado, o que auxilia no desenvolvimento de estratégias e campanhas de Marketing muito mais assertivas e eficazes.
Assim, é mais fácil entender o que falar, quando falar, para quem falar e como falar.
2. Aumentar a visibilidade da marca
Tornar a sua marca mais visível no mercado é essencial para expandir a carteira de clientes e aumentar as vendas.
Para isso, você vai precisar de um posicionamento forte, uma identidade inconfundível e um tom de voz que toque o seu público.
Além disso, um site bem desenvolvido e perfis ativos nas redes sociais são indispensáveis.
Por fim, a participação em feiras e eventos do setor também são essenciais para atrair novos clientes, fortalecer o relacionamento com os antigos e fechar parcerias com fornecedores.
Sem falar que é a oportunidade perfeita para ficar de olho na concorrência.
- Leia também: [CASE] Como a indústria Movix bateu sua meta de vendas em apenas 6 meses com o Marketing Digital
3. Investir em Marketing Digital
O marketing digital permite atingir um público segmentado de maneira eficiente, invertendo a lógica de ter um time comercial que precisa correr atrás de contatos qualificados.
Para isso, é necessrio investir em campanhas de anúncios no Google, Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas.
Assim, podem ser direcionadas especificamente para os segmentos de mercado que você deseja atingir.
Por exemplo, uma campanha focada em pequenos agricultores pode destacar as características de suas máquinas que são mais relevantes para esse grupo.
Por fim, aqui na Loopa, nós medimos os resultados dessas campanhas, permitindo que elas sejam ajustadas e melhoradas sempre mais.
Então, agora que você já entendeu o que é Market Share e como o Marketing pode auxiliar no acompanhamento dessa métrica, entre em contato com a nossa equipe e solicite um diagnóstico!