Sua empresa está preparada para as oportunidades da Black Friday?
A data, que teve seu primeiro registro em 1869 e oficializou-se nos Estados Unidos em 2005, só chegou no Brasil em 2010, mas já é um dos eventos mais esperadas do mercado.
A última sexta-feira de novembro ficou famosa como uma ótima oportunidade de comprar mais barato. Já os lojistas aproveitam a ocasião para impulsionar suas vendas.
Por mais que muitas empresas tradicionais também aproveitem a ocasião para conquistar e atrair clientes, convencionou-se que suas melhores oportunidades estão no comércio online.
Não importa se você tem um e-commerce ou investe no marketing digital para atrair clientes à sua loja física, é fundamental planejar-se para não perder as vantagens da Black Friday.
Neste artigo, selecionamos algumas das etapas e cuidados mais importantes para que você tenha sucesso ao criar e divulgar suas ofertas. Confira.
Como e quando começar a se planejar para a Black Friday?
Por mais que a Black Friday ocorra apenas em novembro, não é indicado planejar a sua estratégia apenas algumas semanas próximas à data.
Tenha em mente que, ao mesmo tempo em que a busca dos consumidores cresce, a concorrência entre as empresas também aumenta durante o período de promoções.
Isso significa que você precisa:
- Estar atento ao fluxo do mercado
- Prever possíveis problemas
- Compreender as necessidades do público
- Antecipar-se aos concorrentes
- Adotar outros cuidados para que tudo ocorra conforme o esperado e suas vendas tenham sucesso.
De maneira geral, a resposta para “quando começar a se preparar” não tem uma data bem definida. O recomendado é: “planeje-se o quanto antes!”.
Para entender o que precisa ser feito e o que considerar no seu cronograma, confira abaixo alguns dos cuidados mais importantes para as empresas que irão participar do Black Friday:
Estabeleça metas
Ações bem-sucedidas dependem de metas bem definidas. Afinal, só é possível alcançar algo quando você sabe onde quer chegar.
Por mais que o objetivo da Black Friday seja gerar vendas, inúmeros objetivos podem ser atrelados às oportunidades proporcionadas pela data.
Isso pode incluir o aumento da sua base de leads e melhores níveis de engajamento com o público. Além disso, também pode aumentar o tráfego no seu site e gerar conversões e receita.
Conheça seu público e suas necessidades
Estar ciente sobre os comportamentos, preferências e dores do público-alvo é imprescindível para que seu negócio ofereça as ofertas ideais para as pessoas certas.
Ao analisar o que as pessoas esperam e quais as soluções ideais para as suas demandas, você construirá uma base de clientes mais sólida antes, durante e depois da Black Friday.
Sendo assim, não deixe de realizar pesquisas de mercado, analisar os resultados das suas campanhas passadas e focar seu marketing na compreensão da audiência.
Ofereça descontos relevantes
A partir de suas metas e de uma visão realista sobre o público-alvo, você terá uma compreensão mais precisa a respeito do mix de produtos que mais faz sentido às suas ofertas.
Mais que promover itens alinhados aos desejos da audiência, você precisa garantir que eles realmente sejam atrativos. Também é essencial que eles contribuam com os seus objetivos.
O público espera descontos significativos durante a Black Friday, e se você “colocar o pé no freio”, a impressão causada pode ser negativa entre as pessoas atraídas à sua loja.
Gere audiência para a sua Black Friday
Não adianta criar excelentes descontos e condições imperdíveis de compra se poucas pessoas conhecerem ou tiverem acesso à sua loja.
Você precisa impulsionar o engajamento da audiência e atiçar seu interesse para que ela se prepare para as ofertas com ao menos um mês de antecedência.
Isso vale tanto para os esforços de captação de novos leads via marketing digital, quanto para o relacionamento mantido junto à sua base já construída.
Prepare seu site e seu time de atendimento
Nada é mais frustrante para um consumidor do que desejar adquirir algo e encontrar o site de compra fora do ar (ainda mais se sua empresa divulgou amplamente ótimas promoções).
Lembre-se que o fluxo de acessos na Black Friday é muito maior do que o normal e que você precisa preparar sua infraestrutura para evitar possíveis quedas.
O mesmo vale para os profissionais e canais de atendimento: é fundamental deixar tudo pronto e prevenir-se para que o aumento na procura não gere queda de qualidade.
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