Black friday na indústria: sua empresa está preparada para aproveitar a data mais esperada do ano?
A data, que chegou no Brasil só em 2010, se tornou um dos eventos mais esperados do mercado.
Sabendo disso, aproveitar a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade, seja para alcançar aquela meta que parecia inatingível e fechar o ano com sucesso ou apenas aumentar ainda mais as vendas.
Porém, por mais que o evento ocorra apenas em novembro, o planejamento antecipado e a preparação adequada podem fazer toda a diferença para que a sua indústria tenha uma Black Friday de sucesso.
Neste artigo, selecionamos algumas etapas e ações estratégicas que podem garantir que sua empresa aproveite ao máximo esse evento tão esperado.
4 passos para uma Black Friday de sucesso na indústria
1.Defina suas metas
O primeiro passo de todo planejamento é definir aonde você quer chegar. O que sua empresa deseja atingir com a Black Friday?
Ou seja, ter metas claras é essencial para desenvolver qualquer estratégia. Afinal, ações bem sucedidas dependem de metas bem definidas.
Por isso, estabeleça metas específicas e práticas, como por exemplo:
- Quantas vendas você quer atingir?
- Qual é o total de faturamento adequado?
- Quanto de lucro você quer adquirir?
Além de gerar vendas, existem diversas oportunidades atreladas a essa data que podem ser aproveitadas, como o aumento da sua base de leads, o tráfego no seu site, entre outros.
2. Produtos e serviços: o que será ofertado?
Depois de definir as metas, é hora de escolher quais os produtos ou serviços que entrarão na promoção.
O ideal é ofertar os produtos que já costumam ser procurados e fazem sucesso entre os seus clientes.
Porém, nada impede de aproveitar a Black Friday para movimentar aqueles produtos que são mais complicados de vender, afinal, estoque parado traz prejuízos.
Além de produtos atrativos, o público espera descontos reais e significativos. Desta forma, é importante ter cuidado para não dar um desconto muito baixo ou até mesmo o “falso desconto” e acabar causando uma impressão negativa para sua marca.
3. Estratégias de divulgação
Após a definição das metas e escolha dos produtos, chegou a hora de definir como será a divulgação das promoções. Para que as vendas ocorram, é imprescindível que a oferta chegue até o consumidor.
Sabemos que a concorrência é enorme, então é muito importante avisar com antecedência que a sua empresa vai participar da Black Friday.
Desta forma, cria expectativa e também permite que os consumidores se planejem para aproveitar as ofertas ou até mesmo evitar que acabem comprando de um concorrente.
O ideal é atiçar o interesse do público com ao menos um mês de antecedência.
Isso se aplica tanto à aquisição de novos leads por meio de estratégias de marketing digital, quanto para relacionamento com a sua base atual.
4. Esteja preparado!
De que adianta gerar demanda se ela não for convertida em vendas?
Desta forma, treine seu time de vendas e tenha a garantia de uma equipe altamente comprometida e alinhada com a estratégia.
Além do mais, durante a Black Friday o fluxo de acessos é muito maior que o normal e nada é mais frustrante para um consumidor do que desejar comprar algo e encontrar o site de compra fora do ar, por exemplo.
Ou seja, o mesmo vale para o atendimento, produção dos produtos, prazos ou até mesmo estoque.
Deste modo, é fundamental se preparar para a alta demanda e prevenir quaisquer imprevistos, e dessa forma, evitar qualquer queda na qualidade e na imagem da sua empresa.
Agora que você já sabe como aproveitar a Black Friday do melhor jeito, baixe nosso e-book e veja como o marketing e a tecnologia podem acelerar as suas vendas na indústria.