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Automação de marketing industrial: entenda como funciona

Tempo de Leitura: 4 minutos.

O impacto da tecnologia no mercado e a forte presença do marketing no meio digital são fatores essenciais para começarmos a falar sobre automação de marketing. Você já parou para pensar na quantidade de processos envolvidos nas estratégias de marketing digital para atrair o seu público? Veja:

  • Realizar o planejamento
  • Criar campanhas
  • Segmentar os leads
  • Enviar e-mails
  • Produzir e publicar conteúdo em diferentes canais
  • Construir landing pages
  • Investir em anúncios
  • Manter contato com os clientes
  • Planejar o relacionamento no pós-venda 
  • Por fim, medir e analisar os resultados 

É muito difícil dar conta de tudo isso manualmente, certo? Assim, a automação permite que os processos citados acima sejam programáveis, escaláveis e, acima de tudo, personalizáveis. 

Então, pensando em facilitar o trabalho e aumentar a retenção do maior número de clientes possível, muitas companhias têm adotado a automação de marketing. Para você ter uma ideia, uma pesquisa publicada pela Email Monday afirma que, em 2021, 75% das companhias já utilizavam pelo menos uma ferramenta de automação em seus procedimentos. 

Neste artigo, vamos te explicar o que é automação de marketing, seus principais benefícios, o passo a passo para automatizar o marketing industrial e também apresentar algumas ferramentas de automação disponíveis no mercado.

O que é automação de marketing? 

De modo geral, a automação de marketing se trata do uso de tecnologias que permitem automatizar ações e processos da área. No entanto, indo mais a fundo, seu principal objetivo é aumentar a eficiência das estratégias e manter uma relação com o cliente, fazendo com que ele avance na jornada de compra com o mínimo de intervenção da equipe. 

Para completar, a automação torna a equipe capaz de identificar a etapa do funil de vendas onde o lead se encontra e criar conteúdos personalizados às suas demandas. Por isso, quem pensa que a automação se trata apenas de processos isolados feitos de maneira automática, como agendar postagens em redes sociais, por exemplo, está muito enganado! 

Veja, a seguir, outros benefícios de automatizar o marketing da sua indústria.

Benefícios da automação

Nutrição de leads

No marketing, é fundamental que aconteça a nutrição dos leads, levando em consideração a etapa do funil que ele se encontra, até o momento de compra. Nesse sentido, nutrir significa oferecer conteúdos úteis, que se adequem a posição da jornada que o cliente se encontra, permitindo que ele possa avançar em sua trajetória até a tomada de decisão.

Por isso, a automação está muito presente em empresas que utilizam a estratégia de inbound marketing para suas campanhas e ações. Neste modelo, mesmo aqueles leads que ainda não estão prontos para tomar uma decisão precisam continuar sendo nutridos e educados com conteúdos que possam ajudá-lo a reconhecer a própria demanda.

Assim, a automação permite identificar a posição dos leads no funil e estabelecer contatos eficientes utilizando pouco esforço, independente do número de clientes da sua base.

Escalabilidade 

O investimento em ferramentas de automação permite que a empresa aumente o número de clientes, lucros, poupe tempo e mão de obra. Uma vez que uma estratégia é estabelecida, automatizada e gera resultados positivos, ela pode ser reproduzida de maneira escalável.

Dessa forma, a empresa atrai cada vez mais leads, movimenta-os pela jornada e aumenta as vendas sem precisar de grandes esforços estratégicos ou investimentos novos.

Aumento do ticket médio da indústria

Sob a ótica do cliente, conhecer o produto da sua empresa e entender os benefícios de utilizá-lo transforma a concepção de gasto, em investimento. Por isso, oferecer conteúdos educativos cria clientes mais compreensivos sobre as próprias demandas e mais dispostos a investir em suas soluções. Além disso, esta é uma ótima estratégia para estreitar a relação do cliente com a sua equipe de vendas. 

Comunicação personalizada

A automação de marketing permite que você segmente os leads de acordo com as suas características e interesses. Nesse sentido, os critérios de divisão podem ser definidos pela sua própria equipe. É essa segmentação que permite que a empresa se comunique de maneira personalizada, ao invés do usar uma linguagem genérica. Dessa forma, o cliente sente que é único e a sua demanda é compreendida. 

Por exemplo, imagine que o seu site tenha uma landing page com formulário convidando o cliente a receber informações sobre a indústria alimentícia. A partir daí, é possível que você crie um fluxo de conteúdos exclusivos sobre este tema, para a lista de pessoas que preencheram o formulário e querem receber essas informações. 

Nesse fluxo, você pode criar uma linguagem específica para falar com este público, criando conteúdos que façam sentido para a sua realidade e auxiliem na tomada de decisões que envolvem a indústria alimentícia.  

Monitoramento completo do funil

Com a automação de marketing, todas as ações planejadas passam por alguma ferramenta digital. Isso significa que, através delas, é possível monitorar e medir o impacto e resultado de cada estratégia. Por outro lado, também é possível verificar as principais falhas do processo e planejar otimizações para as campanhas seguintes.

Ferramentas de automação de marketing

Em primeiro lugar, para escolher a ferramenta certa de automação de marketing, você precisa pensar na realidade da sua indústria. 

Assim, é importante considerar fatores como o preço e as funções que a plataforma escolhida oferece. Por isso, utilize os períodos gratuitos de teste e tenha certeza que ela pode atender às suas necessidades.

Veja, a seguir, algumas plataformas utilizadas para automação de marketing industrial que se destacam no mercado:

Passo a passo para a automação de marketing industrial

Então, se você quer começar a automatizar o marketing da sua indústria do zero, veja um passo a passo de como fazê-lo a seguir:

  • Faça um planejamento estratégico
  • Defina quais estratégias de contato serão utilizadas em cada etapa do funil
  • Escolha uma plataforma que corresponda às suas necessidades
  • Crie gatilhos para que os leads entrem no seu fluxo de nutrição
  • Crie conteúdos exclusivos para cada etapa do funil
  • Configure os fluxos de nutrição
  • Analise as métricas da campanha

Este artigo te ajudou a compreender melhor do que se trata a automação industrial? Então, entre em contato com a Loopa caso você ainda tenha dúvidas. Leia mais conteúdos como este em nosso blog.

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