Acompanhar as atualizações das redes sociais é fundamental para qualquer empresa que queira manter seu perfil ativo e com seguidores engajados.
Afinal, isso vale especialmente para indústrias, que muitas vezes acreditam que não precisam de uma presença ativa nas redes sociais. Sendo assim, essa ideia pode fazer com que percam grandes oportunidades de se conectarem com clientes e parceiros.
Para você ter uma ideia do impacto dessas ferramentas, em 2024, a soma de novos usuários em diversas plataformas de Redes Sociais atingiu 97 milhões. Além disso, mostra o quanto estar presente no digital é crucial, para potencializar as vendas e a visibilidade de sua indústria.
Por isso, se conectar com o seu público, cultivar relacionamentos, se comunicar de maneira eficaz e conduzir o desejo até a conversão são frutos de uma estratégia bem executada no Instagram, Facebook, LinkedIn e outras plataformas.
Sendo assim, que tal deixar as redes sociais e estratégias de sua empresa com quem realmente entende do assunto? Na Loopa, somos focados em performance e resultados para o B2B, facilitando o crescimento do seu negócio no digital.
No blog de hoje, vamos te apresentar algumas atualizações das redes sociais e, além disso, vamos te dar algumas dicas para aplicá-las de forma eficiente no seu negócio.
As redes social são o carro chefe das interações em 2024
Antes de entrarmos nas principais atualizações das redes sociais, é necessário entendermos o comportamento das pessoas nas redes e como podemos moldar nossas estratégias, nos tornando mais assertivos.
Segundo o Global Overview Report 2024, as redes sociais são a principal plataforma de interação online, tornando essencial compreender como aproveitá-las para aumentar os resultados do seu negócio.
Estatísticas:
- Número de usuários nas redes: 5,04 bilhões
- Crescimento trimestral: +1,5% da população global (75 milhões)
- Crescimento anual: +5,6% da população global (266 milhões)
- Tempo médio de uso por usuário: 2 horas e 23 minutos
- Média de plataformas usadas mensalmente por usuário: 6,7 (8,4 no Brasil)
- Usuários com 18 anos ou mais: 84,2% da população
- Distribuição de gêneros: Mulheres – 46,5%; Homens – 53,5%
O Brasil destaca-se no cenário global, ocupando a terceira posição em termos de tempo gasto em redes sociais, com uma média de 3 horas e 37 minutos diários.
Embora as indústrias possam não utilizar as redes sociais da mesma forma que empresas de varejo ou serviços, o uso estratégico das redes sociais pode contribuir para o aumento dos resultados.
Motivações dos usuários:
- Manter contato com amigos e familiares: 49,5%
- Preencher o tempo livre: 38,5%
- Ler novas histórias: 34,2%
- Encontrar novos conteúdos: 30,2%
- Procurar produtos para compra: 22,7%
- Consumir conteúdo das marcas favoritas: 22,1%
No Brasil, 62,3% da população utiliza pelo menos uma rede social, sinalizando oportunidades de crescimento.
Além disso, em termos de aplicativos, o WhatsApp lidera com 83,2% de penetração global.
Top 10 redes sociais mais usadas no Brasil
Nós, brasileiros, estamos sempre conectados. Pesquisas revelam que passamos em média 9 horas e 13 minutos por dia online. Afinal, estamos apenas um pouco atrás da África do Sul, que lidera o ranking com 9 horas e 24 minutos, segundo o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users.
No entanto, é importante notar que o impacto das redes sociais varia no Brasil. Para entender quais plataformas realmente dominam e o que faz sucesso entre os brasileiros, o MLBS criou um guia detalhado explorando as 10 redes sociais mais populares no Brasil. Deixamos abaixo um resumo para você:
- Whatsapp – 147 milhões de usuários;
- Youtube – 144,0 milhões;
- Instagram – 134,6 milhões;
- Facebook – 111,3 milhões;
- TikTok – 98,59 milhões;
- LinkedIn – 68,00 milhões;
- Facebook Messenger – 56,95 milhões;
- Pinterest – 37,14 milhões;
- Twitter (X) – 22,13 milhões;
- Snapchat – 6,84 milhões.
Agora que você já está por dentro do mundo e comportamento digital, vamos às principais atualizações e como aplicá-las de forma prática nas suas estratégias.
Novidades no Instagram
O Instagram introduziu novas ferramentas de personalização de texto, ampliando as possibilidades de como os usuários podem criar e compartilhar conteúdo na plataforma.
A interface da nova ferramenta de texto para Reels e Stories foi simplificada, permitindo que os usuários escolham entre uma variedade maior de fontes, animações de texto e efeitos visuais.
Isso pode ser usado, por exemplo, para criar vídeos demonstrando processos industriais ou para explicar a funcionalidade de um produto de maneira dinâmica e visualmente atraente.
- Para explorar essas novas opções, basta tocar no botão de texto, onde é possível aplicar as fontes recém-adicionadas e combinar animações e efeitos para criar um estilo personalizado.
- Para as indústrias, essa atualização significa uma oportunidade de criar conteúdos mais atrativos e personalizados, destacando os diferenciais dos seus produtos ou serviços.
Além disso, a atualização tornou mais fácil adicionar textos e sobrepor imagens usando figurinhas em fotos e carrosséis.
Após selecionar uma imagem da galeria, o usuário pode tocar no botão de texto para escolher a fonte e usar o botão da galeria para adicionar imagens.
Novas possibilidades com carrosséis mais longos
No início de agosto, o Instagram revelou que o limite para carrosséis foi ampliado para até 20 fotos e vídeos por publicação, dobrando a capacidade anterior de 10 imagens.
Agora, com as recentes ferramentas de personalização de conteúdo anunciadas pela plataforma, a funcionalidade se tornou ainda mais robusta.
Para as indústrias, os carrosséis mais longos permitem contar uma história mais completa sobre o processo de produção, ou apresentar uma linha de produtos inteira em uma única publicação.
- Para aproveitar os carrosséis mais longos, basta tocar em “Publicar” e selecionar até 20 fotos ou vídeos, adicionando as novas fontes, animações e efeitos para deixar seu conteúdo ainda mais impactante.
Atualizações das redes sociais: Nem os Threads ficaram de fora
O Threads introduziu novas ferramentas para monitorar métricas de engajamento, conforme anunciado pela Meta. A nova seção “Insights” permite que os usuários acompanhem o alcance de suas publicações diretamente na plataforma.
Com uma interface semelhante às estatísticas do Instagram, os usuários podem verificar quantas contas foram alcançadas, divididas entre seguidores e não seguidores, além disso, conseguem visualizar o tipo e a quantidade de interações recebidas.
“Essas métricas auxiliam criadores e empresas a identificar quais conteúdos têm maior impacto na sua audiência,” afirma a empresa.
Se seu segmento é industrial, essa atualização é mais relevante do que você imagina, essas métricas são valiosas para entender quais tipos de conteúdo atraem mais atenção e engajamento, permitindo ajustes nas estratégias para melhor atingir o público-alvo.
Outra novidade lançada são os rascunhos, que agora podem ser salvos em maior quantidade. Anteriormente, os usuários podiam guardar apenas um post nos rascunhos, mas o limite foi expandido para até 100 posts provisórios.
Posts que somem depois de 24 horas
Além disso, o Threads está experimentando uma nova funcionalidade de postagem, que desaparece após um período determinado.
O recurso foi descoberto pelo engenheiro Chris Messina, conhecido por identificar testes ocultos em plataformas digitais. Em uma publicação no próprio Threads, Messina compartilhou suas descobertas sobre a nova adição.
Segundo Messina, essas postagens temporárias podem ser configuradas para desaparecer após 24 horas. Afinal, esse tempo é válido tanto para a postagem original quanto para os comentários associados, com um relógio exibindo quanto tempo resta antes de o conteúdo desaparecer.
Para as indústrias, essa funcionalidade pode ser usada para criar senso de urgência em campanhas promocionais ou eventos específicos, incentivando uma resposta rápida dos seguidores.
Linkedin, fique por dentro das principais mudanças
O LinkedIn está sempre mudando, aprimorando seus algoritmos e ferramentas para tornar o networking na plataforma ainda mais dinâmico. Nem precisamos dizer que é uma das redes mais importantes para o setor industrial, não é?
Recentemente, as inovações têm oferecido novas possibilidades para produzir e formar comunidades em torno de perfis influentes.
Uma das atualizações mais recentes, é a possibilidade de enviar mensagens para Linkedin Pages, com múltiplos administradores, anteriormente disponível apenas para páginas com um único administrador.
Embora apenas seguidores possam iniciar conversas, todos os administradores poderão responder por meio de uma nova caixa de entrada no painel esquerdo, onde são notificadas as mensagens recentes.
Finalmente, às LinkedIn Pages agora permitem destacar visualmente até três postagens anteriores, uma funcionalidade muito esperada.
Essa capacidade de destaque pode evoluir para incluir outros tipos de mídia e aumentar o número de itens em destaque, o que fortalecerá ainda mais as campanhas e o branding corporativo.
Resumos de conteúdo com Inteligência Artificial
Uma nova ferramenta de IA generativa agora resume postagens, artigos e comentários no feed, destacando as informações mais importantes.
Sendo assim, esta função, disponível apenas para assinantes Premium, promete economizar tempo daqueles que precisam filtrar grandes volumes de conteúdo em busca dos principais insights.
Por fim, mas não menos importante: Facebook
O Facebook continua a se consolidar como um canal poderoso para vendas e marketing, graças ao crescimento do e-commerce.
Sendo assim, em resposta a essa tendência, a plataforma tem investido cada vez mais em ferramentas que facilitam a venda de produtos diretamente pelas empresas.
As principais tendências do Facebook para este ano no campo do e-commerce incluem:
- Lojas personalizadas: As empresas agora podem criar lojas virtuais personalizadas, com logotipos, cores e designs alinhados à sua marca, oferecendo uma experiência de compra mais integrada e envolvente.
- Catálogos de produtos: É possível criar e organizar catálogos de produtos diretamente no Facebook, ou até mesmo importar catálogos de plataformas como Shopify ou WooCommerce, facilitando a gestão e a exibição de produtos.
- Opções de pagamento: O Facebook também oferece uma variedade de opções de pagamento, como cartões de crédito e débito, além do PayPal, tornando o processo de compra mais conveniente tanto para os consumidores quanto para as empresas.
Embora algumas dessas funcionalidades já estejam disponíveis, o Facebook continua aprimorando-as para tornar a plataforma cada vez mais atrativa para as empresas que desejam vender seus produtos online.
Chegou a hora de aplicar em suas estratégias!
Compreender as mudanças nas redes sociais é apenas o primeiro passo; o verdadeiro diferencial está em como você vai utilizar essas novidades para aumentar o engajamento, atrair novos clientes e impulsionar suas vendas.
Cada atualização deve ser aplicada de maneira que faça sentido para o seu público e os objetivos do seu negócio. Por exemplo, se o foco é o e-commerce, as novas funcionalidades do Facebook podem transformar a experiência de compra do seu cliente.
Sendo assim, na Loopa Comunicação, estamos prontos para tomar a frente e implementar essas estratégias de forma eficiente.
Além disso, nossa expertise em performance e resultados no B2B nos permite criar soluções inteligentes que realmente fazem a diferença.
Deixe que a gente cuide das suas redes sociais, para que você possa focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.
Fale com a gente e descubra como podemos transformar suas estratégias em resultados concretos!