O CRM para indústria não é mais uma opção em meio a tantos avanços em tecnologia e soluções para a indústria, e sim, uma necessidade!
Mas, você sabe o que é CRM?
A sigla é a abreviação de “Customer Relationship Management” ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.
Portanto, essa ferramenta é responsável por gerenciar os dados e a relação entre o consumidor e a empresa. Então, nela você pode encontrar informações como nome, telefone, endereço, ocupação profissional, preferências, anotações de contato com o cliente, etc.
Assim, a partir da análise dessas informações, sua equipe de vendas, marketing ou suporte, pode traçar estratégias para criar campanhas mais eficientes, fidelizar seus clientes e, consequentemente, gerar mais vendas.
Então, quer saber como fazer isso? Continue lendo o nosso artigo e descubra 5 vantagens de implementar um CRM para indústria.
Como um sistema de gerenciamento de vendas ajuda a sua indústria crescer?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Salesforce, 39% das empresas que possuem plataformas integradas citam seus dados como vantagem competitiva ou ativo estratégico.
Ou seja, quanto mais uma empresa sabe sobre o consumidor, maiores são as chances de compreender e corresponder às suas necessidades. Portanto, é exatamente isso que um CRM para indústria vai proporcionar a sua equipe!
Quais são os tipos de CRM?
- CRM de Marketing: Um CRM potencializa o trabalho da sua equipe de marketing. Muitas ferramentas disponíveis no mercado oferecem templates prontos para criar páginas, ou até a possibilidade de produzir campanhas inteiras do zero, Landing Pages, CTAs, e-mails, testes A/B, formulários, e muito mais funções para a sua equipe.
- CRM de Vendas: Com um sistema CRM para vendas, seus colaboradores conseguem ser mais ágeis em realizar o contato com os clientes. Além disso, é possível mapear o nível de maturidade que os consumidores estão, e dessa forma, fazer com que eles comprem o seu produto na hora certa.
- CRM de Suporte: Esse tipo de sistema oferece todos os recursos que a sua equipe de pós-vendas precisa para manter um bom relacionamento com seus clientes. É possível agendar tarefas, automatizar e-mails de follow-up ou cadência de e-mails para pesquisas de satisfação, e muito mais.
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Aprenda a implementar um sistema de CRM para indústria em 8 passos simples
Sua empresa precisa de um plano para fazer o CRM rodar e realmente funcionar. Portanto, você pode começar seguindo esses passos simples:
- Defina a equipe que vai gerenciar as informações do sistema
- Defina seus objetivos
- Organize seu processo
- Mapeie como você começará a usar sua plataforma de CRM
- Defina os campos que você precisa
- Defina os relatórios que você precisa
- Treine a sua equipe
- Faça a engrenagem girar e comece a captar dados dos seus clientes
Dicas de como usar o CRM de forma apropriada
Assim como em qualquer ferramenta, conhecer bem suas funções e calibrar seus recursos é uma ótima forma de manter tudo em ordem e garantir que você e sua equipe não enfrentem problemas.
Então, siga essas dicas para o seu CRM funcionar da melhor forma.
1. Mantenha as regras de acesso simples:
- Padronize os formulários (dados, tamanho, fonte, cores)
- Não exagere na quantidade de campos personalizados
- Certifique-se que as Landing Pages estão funcionando
2. Gerencie atualizações, ajustes e alterações nos registros e no sistema:
- Mantenha seus dados limpos e bem gerenciados
- Faça backup recorrente do sistema para garantir que qualquer alteração feita foi registrada
3. Treine toda a sua equipe para usá-lo bem:
- Incentive a colaboração e a transparência entre os membros do seu time para manter tudo em dia
4. Ouça os usuários do CRM
- Use o feedback para melhorar o uso da sua plataforma de CRM para que funcione com eficiência para sua empresa
5 motivos para usar CRM para indústria
Na indústria, assim como em qualquer outro modelo de negócio, tempo é dinheiro. E, temos certeza que você não vai querer mais passar tempo preenchendo planilhas ou escrevendo a punho em um caderninho as informações sobre os seus clientes.
Então, podemos até aproveitar este gancho para dizer que se hoje seu controle de informações sobre o cliente é mais manual, massante e cansativo, ao implementar um CRM você terá muito mais controle de dados em suas mãos, de forma mais produtiva e automatizada!
E, essa é apenas uma das vantagens! Confira muito mais:
1. Aumento de produtividade
Uma vez que você usa uma ferramenta bem calibrada, que praticamente funciona sozinha na maior parte do tempo, você pode se concentrar em outras tarefas e aumentar a sua produtividade.
2. Redução de problemas entre colaboradores
Depois que o seu CRM estiver recolhendo os dados dos seus clientes e mantendo os registros de contato atualizados em tempo real, seus colaboradores poderão acompanhar os acordos e negociações com cada cliente, sem qualquer tipo de problema ou falha de comunicação.
3. Aumento de vendas
Quanto mais você conhece as preferências do consumidor, de acordo com as informações que o CRM consegue captar, é possível apresentar melhores ofertas, fidelizar os clientes e consequentemente, aumentar o seu faturamento.
4. Análise de relatórios
Organizar e reter dados é a expertise de um CRM, mas sem métricas, isso não tem nenhum valor. Portanto, invista tempo para analisar os dados que o sistema oferece. Nesse sentido, você consegue gerar inteligência, validar suas estratégias e traçar novos planos.
5. Personalização e nutrição
Conforme o sistema consegue mapear o comportamento do cliente no seu site, você pode personalizar a frequência de contato e melhorar seu relacionamento com ele. Assim, dependendo do software que você utilizar, é possível até disparar e-mails e fazer “testes” com os recursos da própria ferramenta.
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Por fim, agora que você entende o que é CRM e quais as suas vantagens, está esperando o que para começar a usar essa ferramenta? Esse pode ser o pontapé inicial para aumentar o faturamento da sua empresa.
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