Como vender mais na indústria com as ferramentas certas?
Em primeiro lugar, conseguir uma venda bem-sucedida depende de muitos fatores, como entender seu público e desenvolver conteúdos para alcançar clientes em potencial. E, também é necessário construir processos sólidos para manter a equipe alinhada às estratégias.
Além disso, claro, contar com as ferramentas certas para organizar, automatizar e acelerar as ações de vendas.
Assim, muitas indústrias usam ferramentas para vender mais em seu dia a dia, e esse número só cresce! Afinal, um processo de vendas bem planejado permite que a equipe fechem negócios de forma mais previsível.
Por exemplo, as ferramentas que você compra ou aquelas que você pode usar de maneira gratuita, devem transformar o seu workflow em algo mais eficiente e produtivo.
Portanto, antes mesmo de pensar em adicionar novas ferramentas, certifique-se de ter um processo bem definido. Então, com a variedade de ferramentas digitais disponíveis para acelerar as vendas na indústria, pode ser difícil tomar uma decisão adequada.
E, é para isso que nós estamos aqui! Agora, confira a lista de ferramentas que criamos que podem auxiliar o sucesso do seu negócio.
4 ferramentas para alavancar as vendas na indústria
1. CRM – Ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente
Como o nome sugere, o software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) auxilia na gestão da relação com seus clientes.
Assim, ele te ajuda a:
- Acompanhar os clientes ativos
- Aprimorar as negociações para diminuir o ciclo de vendas
- Melhorar a retenção dos seus clientes
- Manter atualizado sobre os esforços de vendas e marketing
- Automatizar a comunicação
Vantagens do CRM
- Saber mais detalhes sobre os clientes
- Possibilidade de segmentar campanhas
- Retenção de clientes
- Comunicação mais eficiente e rápida
- Melhor proteção da privacidade dos dados
- Leia também: Benefícios de Implementar um CRM na Indústria
Então, conheça três dos softwares CRM mais conhecidos e usados pela indústria, que você pode incorporar no dia a dia da sua empresa:
- Pipedrive: Equipes pequenas com grandes ambições preferem usar a interface limpa do Pipedrive e a metodologia de vendas baseada em atividades. Afinal, esta solução de CRM mostra uma visualização das suas atividades e sugere quais os próximos passos que você precisa realizar para avançar os leads e fechar mais negócios. Além disso, o Pipedrive é super personalizável e pode ser integrado a muitas outras ferramentas de vendas e marketing.
- Salesforce: Sendo um dos softwares mais utilizados em todo o mundo, o Salesforce define o padrão para todas as funcionalidades em um CRM. Em primeiro lugar, ele possui uma gama robusta de funções. Também permite um alto grau de personalização e oferece suporte instantâneo durante o seu uso. Além disso, possui integração a outras ferramentas e seu painel está entre os recursos mais úteis para profissionais de vendas e marketing. A única desvantagem é o valor alto.
- RD Station: Esta é uma ferramenta 100% brasileira, que abrange o gerenciamento de clientes não só para o setor de vendas, mas também para seu time de marketing. No RD Station é possível organizar os processos da sua empresa no CRM e automatizar tarefas repetitivas. Você também pode integrar o CRM com a agenda pessoal do vendedor para não perder follow ups e diminuir o tempo de contato em cada oportunidade de negócio.
2. Ferramentas de Geração de Leads e Prospecção de Vendas
As ferramentas de geração de leads e prospecção de vendas ajudam você a encontrar clientes em potencial para que você possa entrar em contato com eles e oferecer seu produto e/ou serviço.
Portanto, esse tipo de ferramenta pode economizar seu tempo, permitindo que você encontre mais pessoas interessadas no seu negócio mais rápido.
Vantagens da ferramenta de geração de leads e prospecção de vendas
- Possibilidade de automatização de e-mails
- Mais agilidade aos vendedores
- Redução na taxa de erro ao enviar e-mails
- Ajuda a encontrar contato de pessoas relevantes para negociações
Então, confira quatro opções de softwares de geração de leads e prospecção de vendas:
- RD Station: A RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing Digital. Através dela, sua equipe pode acessar diversos recursos e realizar estratégias em um único lugar. Assim, a RD é utilizada para que a empresa atraia, converta e se relacione com o seu público. Além disso, também é possível analisar todos os resultados de suas ações e campanhas em relatórios únicos.
- Hunter: É uma ferramenta que ajuda a sua equipe de vendas outbound a encontrar e-mails por trás de qualquer domínio em segundos, junto com o seu escore (pontuação por relevância). O Hunter tem os filtros para pesquisar e-mails genéricos ou pessoais e está disponível como um aplicativo ou como extensão do Google Chrome.
- Hubspot: O Hubspot oferece uma variedade de serviços que vão desde ferramentas de análise online gratuitas até um CRM completo. No entanto, a empresa é mais conhecida por seu conjunto de ferramentas de inbound marketing que ajudam as marcas a aumentar o alcance e engajar o cliente. Portanto, use o Hubspot para obter dados de potenciais clientes e informações de como criar e otimizar suas campanhas para a geração de leads.
- LeadFuze: O LeadFuze automatiza o processo de prospecção, dando mais tempo para a sua equipe melhorar suas habilidades, aperfeiçoar seu pitch e fechar negócios. Assim, com base em como você configura o perfil do seu cliente ideal (setor, cargo, localização, tamanho da empresa, etc.), este software de geração de leads reúne, de maneira automática, as informações de contato dos tomadores de decisão, envia e-mails pessoais e acompanha o processo.
3. ERP – Ferramenta de Planejamento dos Recursos da Empresa
Antes de ver alguns exemplos de ERP, é útil saber o que a sigla significa.
Então, “ERP”, do inglês Enterprise Resource Planning, é um sistema para planejar os recursos empresariais – esse tipo de sistema mostra o processo de análise e melhoria das funções centrais de um negócio.
Portanto, os princípios do ERP se concentram na previsão orientada por dados, que é a prática de tomar decisões de negócios informadas com base em informações atuais e históricas.
Como o ERP auxilia a alavancar as vendas na indústria
- Relatórios de negócios aprimorados
- Melhor atendimento ao cliente
- Retenção de custos
- Melhor segurança de dados e nuvem
- Melhorias nos processos de negócios
Veja dois exemplos de sistemas ERP e como eles podem otimizar seus processos internos:
- Aumatica: A ferramenta Acumatica possui um sistema em nuvem criado para atender às necessidades em constante evolução das empresas de médio e grande porte e seus clientes. Assim, com ela é possível integrar ferramentas e gerenciar as tarefas da sua equipe. Além disso, você pode acessar dados da empresa e dos seus clientes de qualquer dispositivo e personalizar suas funções de acordo com negociações em andamento, por exemplo.
- JobBOSS: O JobBOSS2 oferece todos os recursos e funções que todos os setores na indústria precisam para manter-se em dia com suas responsabilidades diárias e metas de longo prazo. Nesse sentido, você pode fazer análise de dados dos seus leads e clientes, construir uma estratégia de negócios e compartilhá-la com toda a sua equipe. Também pode criar metas e tomar decisões com base em dados de mercado e perfis reais de potenciais clientes.
- Leia também: Conheça Novas Tecnologias que Aceleram A Indústria
4. Ferramentas de organização para a equipe de vendas:
As ferramentas para organizar e gerenciar projetos melhoram o contato entre os membros da equipe e ajudam a gerência a visualizar os projetos de maneira mais ampla.
Vantagens da ferramenta para organizar e gerenciar projetos
- Melhor comunicação entre os membros da equipe
- Visualização mais clara dos projetos em andamento
- Relatórios de projetos
- Melhor gestão do tempo de trabalho
Veja quais são as ferramentas disponíveis mais usadas:
- Monday: O Monday centraliza o trabalho do seu time, automatiza os processos, integra ferramentas e faz o upload de arquivos em uma única plataforma. Assim, você pode conectar toda a sua equipe e manter uma única fonte de informações em toda a sua organização.
- Trello: Essa ferramenta organiza as tarefas da semana, gerencia projetos e registra processos e comunicação interna. Além disso, há equipes que usam para a integração de funcionários, integração de ferramentas ou para gerenciar projetos ao estilo kanban.
- Jira Software: Esta ferramenta para gerenciar projetos é ideal para planejar, organizar e estabelecer o contato entre todos os setores dentro de uma indústria. Então, é ideal para que equipes de marketing, vendas, RH, finanças colaborem e permaneçam conectadas para acompanhar as metas de negócios de um jeito mais fácil.
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