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Como transformar orçamento em vendas

  • agosto 1, 2022
  • estrategia, vendas, vendas complexas, vendas na indústria
Tempo de Leitura: 3 minutos.

Como transformar orçamento em vendas? Essa é uma dúvida muito comum na indústria.

Isso porque a quantidade de orçamentos que não vão pra frente e pedidos sem respostas pode parecer preocupante para quem não faz um estudo aprofundado sobre estratégias de marketing. 

Afinal, se os clientes procuram a sua empresa é porque existe algum interesse no que você está oferecendo. 

Mas, então, por que eles não efetuam a compra?

Quando você se depara com essa situação, é importante parar e entender que os meios utilizados para atrair seus clientes nem sempre são os mesmos que os fazem fechar negócio.

A partir do momento que você ganha o interesse do lead pelo seu produto ou serviço, a sua empresa também começa a ser analisada por ele. Ou seja, tudo o que você fizer, desde um bom atendimento até a apresentação de seus diferenciais, vai influenciar na sua decisão de compra. 

Por isso, mostre que você está disposto a oferecer uma experiência que vai muito além das expectativas. 

Diferenças entre orçamentos e vendas

Diferente do orçamento, que pode, ou não, apresentar uma garantia de troca para ambas as partes, a venda é a concretização da oferta de valor dada pela empresa em troca de uma recompensa vinda do cliente.

Mas engana-se quem pensa que essa recompensa é dinheiro no caixa! A venda é muito mais do que isso. 

Assim, focar na boa experiência do seu cliente com a sua empresa antes, durante e depois do processo de venda é fundamental para conseguir mantê-lo comprando de você outras vezes.

E, trabalhar CS (Customer Success ou Sucesso do Cliente) dentro do seu negócio é uma das melhores maneiras para fidelizar quem confiou em você.

  • Leia também: 6 dicas para melhorar suas vendas complexas

Veja como transformar seus orçamentos em vendas na prática:

Atendimento de qualidade acima de tudo

atendimento de qualidade para converter orçamento em vendas - loopa

O atendimento pode ser um dos motivos para que seus orçamentos não tenham respostas. 

Afinal, se o cliente em potencial estiver insatisfeito com o atendimento, é muito provável que ele vá procurar outra empresa para fazer suas compras. 

Tente se colocar no lugar do consumidor: imagine que você solicitou um orçamento e todas as empresas já entregaram, menos uma. Dificilmente essa última empresa será atrativa, pois desde o início desse relacionamento, já houve demora na resposta.

Por isso, é essencial investir na qualidade do atendimento da sua equipe de vendas através de treinamentos e incentivos ao bater metas, por exemplo. 

Trate seu produto como se fosse único

Se você decidiu colocar o seu produto no mercado, é porque sabia que tinha algum diferencial dentro do seu nicho de mercado, certo? 

Portanto, seu produto deve ser tratado como único e o melhor do mundo para que todos os seus leads entendam como é importante adquiri-lo.

Nesse momento, vale tudo para ganhar destaque. Então, sempre procure mostrar os melhores diferenciais e os que o destacam de seus concorrentes.

Use canais diversificados de atendimento

canais diversificados de atendimento para converter orçamento em vendas - loopa

Disponibilizar novos canais para diversificar o atendimento pode trazer clientes de perfis diferentes para sua empresa. 

Portanto, faça divulgação nas Redes Sociais, redirecionando links para o seu WhatsApp, a fim de receber mais pedidos de orçamento.

Equipe preparada é equipe competente

Outra coisa que pode deixar seu cliente em potencial mais longe, é uma equipe despreparada para o atendimento. 

E, é simplesmente inaceitável que o vendedor saiba pouco  sobre o produto que está tentando vender. Afinal, seu trabalho é convencer o cliente.

É importante manter a sua equipe treinada, seja em relação aos produtos e serviços, ou mesmo no uso dos sistemas da empresa. 

Assim, estarão sempre dispostos a convencer o cliente com conhecimento e ganhando maior agilidade nas vendas, uma vez que estarão habituados às funções do software da empresa.

Valorize o feedback de seus clientes

Claro que muitas vezes é ruim ouvir os comentários negativos de nossos atendimentos. Mas, devemos lembrar que é através deles que conseguimos melhorar nossas táticas de ataque.

Portanto, é muito importante valorizar cada comentário nas redes sociais, cada retorno de e-mail ou cada solicitação de contato. 

Afinal, o feedback é o seu termômetro perante o público, o que fará com que você enxergue se seu plano de ação está funcionando ou não.

–

Agora você já sabe que converter orçamentos em vendas não é uma tarefa tão difícil. Mas exige que você trabalhe duro e com muita vontade de crescer, sempre se atualizando, criando novas estratégias, buscando tendências e abraçando cada oportunidade.

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