A razão para manter uma boa comunicação interna na indústria, através do compartilhamento de dados sobre a empresa, é para que os funcionários possam desempenhar bem suas funções.
Por isso, a comunicação interna mantém as pessoas informadas!
O objetivo da comunicação interna é manter os departamentos e os colaboradores a par do que está acontecendo. Assim, isso se aplica tanto para investidores quanto para funcionários dentro de uma organização.
Uma comunicação interna sólida nutre a cultura da empresa e cria o envolvimento dos funcionários!
Particularidades da comunicação interna na indústria
Empresas de porte industrial tendem a envolver muitos setores e, proporcionalmente, um grande número de pessoas para compor sua equipe.
Aliás, isso impacta diretamente na comunicação interna da empresa.
Essas grandes empresas precisam ter estratégias eficazes para quebrar os conflitos internos de informações e compartilhar comunicados em toda a organização, usando métodos de comunicação interna e ferramentas apropriadas para garantir que todos os funcionários que precisam saber sobre algo recebam as informações relevantes.
Por isso, entregar uma comunicação interna eficaz pode ser desafiador dentro de uma grande empresa, pois você precisa garantir que a informação seja alcançada por todos.
Quando você tem centenas de funcionários, o que funciona bem em uma pequena empresa, não necessariamente funcionará para uma multinacional com vários escritórios.
Mas então, como conseguir uma boa comunicação interna na prática? Continue lendo para descobrir:
6 maneiras de executar uma comunicação interna eficiente na indústria
1. Tenha uma estratégia de comunicação interna
Tentar se comunicar com dezenas ou centenas de pessoas sem uma estratégia clara é como dar um tiro no escuro.
Por isso, a comunicação em grandes empresas deve ser orientada por uma estratégia de comunicação interna.
Assim, você precisa definir claramente as metas:
- Com quem você vai se comunicar
- Quando você vai se comunicar
- O que você vai dizer
- Com que frequência você vai entregar suas mensagens
- Quais canais você vai utilizar para divulgar suas mensagens
2. Repense as ferramentas de comunicação interna
Grandes organizações são mais propensas a ter equipes com membros em diferentes escritórios ou fusos horários – ou até mesmo funcionários remotos – que precisam colaborar em projetos e se comunicar de forma eficaz.
Portanto, essas empresas precisam garantir que seus funcionários tenham acesso a ferramentas de gerenciamento de projetos, como:
- Aplicativos de mensagens
- Plataformas para compartilhamento de documentos
- Incentivo ao uso de videoconferência
3. Incentive os funcionários a enviarem menos e-mails
Recebemos tantos emails todos os dias, que nem todos são abertos ou lidos. Isso é, obviamente, um desastre para as comunicações internas.
Quanta informação importante é perdida como resultado da desordem digital?
4. Torne-se digital
Surpreendentemente, pode parecer que, mesmo nos dias de hoje, nem todas as empresas possuem presença digital.
Empresas grandes e burocráticas ainda podem arrastar a corrente e insistir em fazer muitas funções usando sistemas baseados em papel ou processos manuais por várias razões.
Se as informações importantes são passadas aos funcionários pelo papel – como normas, processos e manuais – experimente adotar soluções digitais e se surpreenda com sua eficiência.
5. Teste as redes sociais corporativas
A digitalização e o compartilhamento de documentos pelo meio digital contribuíram para o surgimento das plataformas de redes sociais corporativas.
Elas funcionam exatamente como as redes sociais tradicionais, mas são usadas para que os funcionários de uma organização possam compartilhar informações com os colegas.
6. Integre o branding de comunicação interna e externa
Empresas inteligentes garantem o mesmo tom de comunicação, quer estejam conversando com funcionários ou com clientes.
Por fim, isso reforça o posicionamento e a personalidade da empresa.
Impactos da má comunicação no desempenho e motivação da equipe
Apesar de todos os esforços, muitas vezes a comunicação dentro da indústria não é clara. E, quais são os prejuízos dela na produtividade geral?
A má comunicação interna na indústria, muitas vezes cria um ambiente tenso onde as pessoas não são motivadas a serem produtivas e não são inspiradas a colaborar.
Essa falta de motivação afeta a forma como os funcionários se reportam aos clientes e clientes em potencial, afetando negativamente o resultado final.
1. Colaboradores confusos e frustrados
A má comunicação na liderança pode resultar da incapacidade dos gerentes de responder perguntas ou esclarecer pontos, de modo que seus funcionários ficam confusos e frustrados.
2. Falta de objetividade
Metas e objetivos são poderosos nos negócios, pois concentram a atenção na obtenção de resultados desejáveis, como lucratividade.
Se as organizações, especialmente os líderes, não fornecerem orientação, isso não apenas leva à confusão e frustração, mas os funcionários também podem acabar tendo um desempenho involuntário.
3. Feedback limitado
O feedback eficaz, tanto positivo quanto negativo, é muito útil, pois fornece informações valiosas para a tomada de decisões importantes no futuro.
Assim, a má comunicação pode limitar severamente o feedback dado aos funcionários e dificultar o desempenho de seus trabalhos.
Quando o feedback da gerência é limitado, os funcionários podem não entender claramente suas ações atuais e continuar a ter um desempenho abaixo dos padrões do gerente.
Impactos da má comunicação no local de trabalho
1. Ambiente de trabalho imprevisível
A má comunicação causa falta de previsibilidade e estabilidade no local de trabalho, levando a um ambiente desconfortável para os funcionários realizarem o seu trabalho.
2. Ambiente sem colaboração
Colaboração e comunicação andam de mãos dadas.
Se os funcionários não puderem se comunicar de forma eficaz, é muito provável que a colaboração também seja ineficaz.
A colaboração no local de trabalho tem muitos benefícios ao promover a autoanálise e resultar na solução eficiente de problemas. Os efeitos da má comunicação no local de trabalho levam todo projeto colaborativo ao fracasso.
3. Conflito no local de trabalho
Os efeitos da má comunicação podem aumentar as tensões, resultando em potenciais conflitos entre os funcionários.
A falta de comunicação pode fazer com que os funcionários façam suposições erradas, como deixar outros funcionários para pegar seu trabalho, quando essa tarefa não foi discutida anteriormente em equipe.
Uma boa comunicação impede que o local de trabalho esteja em primeiro lugar.
4. Baixa moral
Com uma comunicação ruim, os funcionários podem ter mais dificuldade em atender às expectativas e acompanhar seus prazos, resultando em atrasos.
Isso pode deixá-los com um sentimento de culpa, vergonha ou até baixa auto-estima.
A baixa moral no local de trabalho deve ser abordada imediatamente, para que os funcionários possam manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal e continuar trabalhando com eficiência.
Estratégias práticas para realizar a comunicação interna
Existem vários tipos diferentes de comunicação interna. Você pode escolher entre as opções abaixo:
Formas tradicionais:
- A diretoria pode comunicar aos funcionários diretamente sobre assuntos importantes, prioridades, estratégias, resultados, políticas, procedimentos e outras notícias e iniciativas importantes da empresa.
- Membros da equipe se comunicando uns com os outros para atingir as metas organizacionais.
- Comunicação face a face onde as pessoas participam de reuniões, briefings, conversas individuais, etc.
- Comunicados em quadros expostos na Empresa.
Formas mais inovadoras:
- Usar ferramentas e recursos como intranet, e-mail, plataformas de colaboração, pop-ups, pesquisas, mensagens instantâneas, etc.
- Usar apps ou plataformas de comunicação fechadas para enviar mensagens, imagens ou vídeos.
- Quadro de gerenciamento de projetos online.
- TVs corporativas.
E aí, gostou das nossas dicas? Sabe de mais alguma forma de realizar a comunicação interna com eficiência? Não esqueça de comentar nosso post!
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