Para explicar o que é scale up, vamos começar por uma definição mais básica e generalista: é uma empresa que cresceu.
Assim, esse termo foi adotado no mundo das start-ups, indicando que o negócio ”subiu de patamar”.
Então, para chegar a esta fase, a startup deve ter conseguido estabilizar o seu modelo de negócio e industrializar a sua oferta. Dessa forma, sabe-se que ela conseguiu provar a sua viabilidade.
Um scale-up geralmente visa continuar seu desenvolvimento e expandir seu mercado. A Shift Technology, por exemplo, é uma startup francesa que se tornou uma scale up, classificada pela Early Metrics como uma das mais promissoras do mundo.
Ela, inclusive, já expandiu seu núcleo para a América do Norte e no Sudeste Asiático.
Neste artigo, vamos te explicar a diferença entre start-up e scale-up e mostrar os dados sobre as scale-ups no Brasil.
O que é scale-up vs O que é start-up?
Depois de entender que uma scale-up é uma start-up que deu certo, você pode se perguntar: quando, exatamente, uma start-up se torna scale-up? Quais suas diferenças? Vamos te ajudar a responder essas questões!
Um dos indicativos que mostra que a startup passou a sua fase de expansão e se tornou uma scale-up, é que ela ultrapassa o período de experimentação e descobre o que funciona para ela e o que a torna lucrativa.
Aliás, isso torna as scale-ups muito mais atrativas do ponto de vista do investimento, pois a sua metodologia foi experimentada, testada e a empresa provou que funciona. Assim, o alto crescimento e a probabilidade de sobreviver aos testes de mercado os tornam procurados por investidores e funcionários!
Isso nos leva à próxima grande diferença entre os dois termos: uma start-up pode ter uma tendência maior de explorar novos métodos de fazer as coisas funcionarem; eles correrão riscos ao longo de sua jornada para descobrir o que funciona melhor para eles. Afinal, eles não têm muito a perder.
Por outro lado, as scale-ups são mais capazes de identificar, analisar e reduzir os riscos. Essas empresas sabem o que funciona e, embora ainda trabalhem e inovem rapidamente, os riscos que correm são mais calculados.
Além disso, há diferenças no funcionamento interno da empresa.
Enquanto uma start-up tenderá a uma equipe diversificada, que pode desempenhar várias funções e usar “chapéus” diferentes no local de trabalho, as scale-ups tendem a uma força de trabalho mais focada, com profissionais especializados em determinadas áreas.
As scale-ups também tendem a um processo de contratação e integração mais formal. Esse tipo de empresa pensará em incorporar processos mais robustos, como:
- Visão e Missão claramente articuladas
- Processos de pessoas
- Estruturas de progressão
- Cultivo de uma cultura corporativa positiva e duradoura
Dados sobre as scale-ups no Brasil
No Brasil, as scale-ups não são apenas empresas grandes, mas sim aquelas com índice alto e contínuo de crescimento. Ao contrário do que muitos podem pensar, as pequenas e médias empresas (PMEs) representam 92% das scale-ups.
Além disso, as empresas de alto crescimento geralmente são mais jovens que as demais empresas, aproximadamente com 9 a 13 anos.
Outro grande mito sobre scale-ups é que elas têm maior presença em setores high tech.
Na verdade, essas empresas estão presentes em setores do varejo à indústria tecnológica, da construção civil aos transportes! E, elas também estão espalhadas por todo Brasil.
Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor, em colaboração com o Data Folha, 60% das scale-ups do país estão presentes em cidades com menos de 500 mil habitantes.
Ainda segundo a amostra, a maior parte dos empreendedores brasileiros (46%) espera que, no futuro, suas empresas sejam apenas uma fonte de renda, enquanto os empreendedores de scale-ups planejam que suas empresas cresçam (52%).
Além disso, a média do número de sócios de uma scale-up é o dobro (2,32) em comparação com a média geral das empresas brasileiras (1,18).
Esses números mostram que o segredo das scale-ups brasileiras está no mindset!
Geralmente, os empreendedores de alto crescimento compartilham mais seus desafios com outros empreendedores e mentores.
Esses profissionais acreditam que os mentores ajudam a superar desafios da empresa, e que a troca de experiências pode fazer com que decisões e estratégias do negócio sejam mais assertivas.
Exemplo na prática: Conheça a scale-up catarinense Movidesk
A Movidesk, fundada em 2016, possui sede em Blumenau, Santa Catarina.
Essa start-up, que se tornou scale-up, oferece um software de atendimento que pode ser usado tanto para a comunicação interna quanto com clientes.
O foco da empresa é reduzir a burocracia durante seus processos (internos ou externos), o sobrecarregamento de colaboradores e a insatisfação dos consumidores.
Hoje, a Movidesk já atende mais de duas mil empresas de diferentes portes e nichos, inclusive grandes marcas, como Mercado Livre e ESPN.
O que fazem as empresas que crescem exponencialmente ano a ano
Se você achou interessante o potencial que essas empresas podem alcançar, agora vamos citar algumas das práticas que as tornam negócios de alto crescimento.
- Entender o seu público-alvo: Um dos primeiros passos para a scale-up potencializar seus resultados requer a definição da persona ou o seu público-alvo. E, por que isso é importante? Conhecer o seu cliente é a melhor estratégia para falar o que ele quer ouvir e entregar o que ele realmente precisa.
- Investir em fidelização: Não basta apenas entregar um bom produto e/ou serviço, uma scale-up também pensa no pós-venda e realmente investe nisso. Reter o cliente traz resultado, mas manter ele fiel a consumir sua solução pode trazer muito mais lucro.
- Concentrar em estratégias efetivas: A partir do momento que uma start-up passou a ser uma scale-up, ela com certeza já testou muito e comprovou seus processos. Para alcançar esse nível de expertise é preciso analisar os dados e números para traçar planos efetivos.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Agora, clique aqui para baixar o nosso E-book e tornar a sua empresa uma máquina de gerar mais vendas!