Durante muito tempo, a indústria foi considerada um segmento engessado no que diz respeito à versatilidade dos canais de vendas. Apesar dos esforços, o segundo setor ainda é um dos mais atrasados em relação às tendências e transformações digitais, tanto na comunicação, quanto no processo de vendas.
Afinal, ainda são muitas as indústrias que concentram seu faturamento apenas em estratégias tradicionais, como a prospecção ativa, representantes ou as revendas.
E, mesmo funcionando na maioria dos casos, pode ser arriscado concentrar os esforços em uma ou poucas fontes.
Afinal, quando um representante ou distribuidor, por exemplo, decide parar de oferecer seu produto, o que acontece com os clientes que ele atendia? Sua indústria continua com acesso aos contatos? Isso interfere no seu faturamento?
Nesse artigo, nós vamos te mostrar outras opções de canais de vendas para a indústria e te mostrar um novo jeito de estabelecer um relacionamento com os seus revendedores sem deixar sua empresa refém, através da reestruturação do seu processo comercial.
Novos canais de vendas para a indústria
1. Estratégias de Inbound Marketing para Indústrias
Através do Inbound Marketing, a indústria pode atrair interessados nos seus produtos e serviços por meio de canais digitais. E, isso é exatamente o que a Loopa faz, trabalhando em sincronia com a sua equipe interna de vendas.
Após definir quem é o público ideal para a sua empresa, desenvolvemos materiais diversos (ebooks, infográficos, catálogos, manuais, etc) que o ajudem a reconhecer e solucionar um problema.
Então, em troca do acesso gratuito a esses materiais, o interessado deve oferecer seus dados, como o nome, telefone e email, por exemplo.
A partir disso, ele é direcionado, através de um CRM para a sua equipe interna de vendas. Assim, eles podem decidir entre distribuí-los aos revendedores ou atendê-los dentro da empresa.
Além de proporcionar maior controle da entrada de clientes, o Inbound Marketing fortalece o posicionamento da marca, expande a sua visibilidade e cria contatos mais preparados para consumir a sua solução.
E, sem falar que, combinando o Inbound Marketing com estratégias de anúncio no Google ou nas Redes Sociais, sua empresa pode alcançar milhares de pessoas de uma vez só.
Então, se você quer entender melhor como funciona o nosso trabalho em parceria com a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe. Assim, poderemos falar das particularidades do seu negócio e enviar um diagnóstico.
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2. eCommerce
O comércio eletrônico, ou eCommerce, é uma modalidade em que a indústria abre sua própria loja online e disponibiliza os produtos diretamente para os consumidores.
Como as transações online cresceram exponencialmente desde 2020, ano de início da pandemia da COVID-19, podemos afirmar com certeza que a indústria não ficou de fora dessa transformação.
Nesse ano, segundo a Ebit|Nielsen e a Elos, o faturamento do e-commerce brasileiro voltado ao consumidor final ultrapassou R$ 60 bilhões e atingiu 148 milhões de pedidos.
- Leia também: Como vender online na indústria
Veja quais são as vantagens do eCommerce para indústrias:
- Redução dos esforços de vendas
- Ampliação do mercado atendido
- Interação direta com os clientes
- Facilidade na coleta de contatos
- Aumento da visibilidade da marca
Como construir um processo de vendas e evitar ficar refém de revendedores?
Muitas indústrias contam com revendedores como uma das principais fontes para gerar faturamento.
Geralmente, esses profissionais têm uma carteira própria de clientes e podem, inclusive, oferecer produtos de outras empresas.
Eles podem ser parceiros comissionados e, não necessariamente possuir um vínculo empregatício com a indústria.
Nesse sentido, é muito comum que, quando um revendedor encerra o contrato com a empresa, ele leve consigo a carteira de clientes, a expertise sobre o produto e possa, inclusive, passar a oferecer o produto do seu concorrente.
Para evitar essa situação, é essencial que a sua indústria modifique o processo comercial, captando os contatos por conta própria e distribuindo-os entre os representantes, ao invés de seguir a lógica contrária.
Assim, se um representante deixar de trabalhar para a sua indústria, o contato pode ser transferido para outro vendedor, evitando que eles se percam ou fiquem condicionados a uma pessoa.
Como podemos te ajudar
Somos uma agência especializada em Marketing Industrial, atuando no mercado há 8 anos.
Expandimos nosso negócio oferecendo estratégias, metas e objetivos para mais de 30 indústrias, construindo uma vasta experiência em inbound marketing para vendas complexas no mercado brasileiro.
Além disso, somos fascinados por comunicação, tecnologia e criatividade, principalmente quando ela é relevante.
Então, se você quer ver uma grande transformação na maneira como a sua indústria vende e se comunica, entre em contato com a gente.