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Marketplace ou e-commerce: qual a diferença?

Tempo de Leitura: 3 minutos.

A decisão de vender produtos no marketplace ou e-commerce tem tirado o sono de muitos empresários nos últimos anos. 

Agora, se você está se quer saber por que sua empresa deve estar em pelo menos uma dessas plataformas online, seja uma indústria ou não, fique tranquilo. Nós vamos te mostrar alguns dados:

Uma pesquisa realizada em 2020 pelo PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp mostrou que:

  • 88,77% dos sites de e-commerce no Brasil recebem até 10 mil visitas mensais;
  • O número de lojas virtuais totalizou mais de 1,3 milhões, com ritmo de crescimento de 40,7% ao ano. 


Ou seja, antes da pandemia, já era essencial utilizar uma das plataformas para o crescimento da marca e a conquista de novos patamares no mercado. Então, imagine em que nível essa urgência se encontra agora!

Por ser uma transformação recente, em especial no caso das indústrias, é comum que todos os tipos de dúvidas e inseguranças surjam. Escolher entre vender seu produto em um marketplace ou e-commerce está entre as principais. 

Neste artigo, você vai conferir as principais diferenças entre marketplace e e-commerce, as vantagens e desvantagens de aplicá-los na indústria e como eles podem impactar nos lucros do seu negócio. 

Diferenças entre marketplace e e-commerce

Em primeiro lugar, é importante entender que há diferenças entre os dois formatos e, sem dúvidas, elas vão influenciar a sua decisão. 

Ambos possuem suas vantagens e desvantagens. Assim, o importante é avaliar qual proposta se adequa melhor às suas necessidades ou até mesmo considerar utilizar as duas.

Em seguida, conheça detalhes sobre o funcionamento do e-commerce e marketplace: 

E-commerce

O e-commerce se trata de uma plataforma eletrônica de vendas. Ela é exclusiva para a sua marca, ou seja, é a sua loja própria no formato digital. Ao decidir vender online através deste método, você precisará criar uma loja virtual, ou seja, o seu portal de vendas. 

Além disso, você também será responsável por todas as etapas da jornada de compra, desde a divulgação, cadastro de produtos, atendimento ao cliente, venda, pagamento, entrega e pós-venda. 

Agora, veja as principais vantagens e desvantagens de utilizar um e-commerce.

Vantagens
  • A marca se mantém exclusiva na plataforma
  • Oferece autonomia para que você crie sua identidade e publique seu próprio conteúdo 
  • Torna o relacionamento com o cliente mais fácil e personalizado, um fator essencial para fechar vendas
  • Possibilidade de monitorar e testar produtos, formatações de layout e estratégias de marketing 
  • Se comparado ao marketplace, a concorrência fica mais distante

Desvantagens
  • As estratégias de marketing dependem de você
  • Investimentos de expansão serão necessários e eles podem ser caros
  • Você é responsável pela experiência do usuário


Marketplace

marketplace - vendas na indústria - loopa

Imagine a estrutura de um shopping. Nele, você encontra muitas lojas, marcas e produtos diferentes concorrendo em um mesmo local, certo?

O marketplace é quase isso! É um modelo de negócios que pode ser entendido como uma vitrine virtual. Nele, diversas marcas expõem seus produtos e a plataforma recebe uma porcentagem sobre os lucros. 

Assim, Americanas, Magalu, Amazon, Walmart, Mercado Livre são exemplos muito conhecidos de marketplaces. 

A seguir, veja as vantagens e desvantagens de utilizar o marketplace:

Vantagens
  • A visibilidade é uma das maiores vantagens do marketplace, afinal seu produto ficará exposto em uma empresa consolidada no mercado e que atrai o público por conta própria
  • Investimento inicial mais baixo
  • Acesso a públicos diversos. Ou seja, a chance de uma pessoa que nunca teve contato com a sua marca virar um cliente, é muito maior
  • Os acessos ao seu produto no marketplace podem abrir a porta para muitas pessoas a conhecerem sua loja virtual, caso você atue nos dois tipos de negócio digital. Dessa maneira, ela pode ficar com um ranking melhor no Google e receber mais acessos orgânicos

Desvantagens
  • A concorrência é mais alta e está mais próxima, se comparada ao e-commerce
  • É necessário abrir mão de uma porcentagem da venda
  • Cria um cenário de dependência em relação às decisões da plataforma. Ou seja, qualquer alteração de regra, logística, forma de pagamento, taxa ou porcentagem sobre vendas pode interferir no seu negócio


Assim, diante dessas informações, podemos concluir que apesar das diferenças, vantagens e desvantagens, a verdade é que o e-commerce e marketplace podem ser usados como estratégias de vendas complementares! 

Sendo assim, utilizar uma das plataformas não te impede de usar outra. Pelo contrário, podem impulsionar ainda mais as suas vendas, dar credibilidade ao seu negócio e expandir seus lucros.

Este foi nosso artigo sobre e-commerce e marketplace. Agora você já tem todas essas informações e sabe que pode utilizá-los em conjunto. Então se ainda tiver dúvidas ou se sentir inseguro quanto a uma decisão, entre em contato com a gente! Estamos à disposição para atendê-lo.

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