Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas
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4 dicas para recuperar leads perdidos

Tempo de Leitura: 4 minutos.

As suas estratégias de marketing também consideram ações para recuperar leads perdidos?

Quando um lead perde seu engajamento ou “esfria”, significa que ele parou de interagir com a sua marca, seja no seu blog, nas redes sociais, e-mail ou em outros canais. 

Dados divulgados pelo Hubspot apontam que as empresas perdem 22,5% de sua base de contatos anualmente. Desse modo, é necessário criar medidas para que o interesse da audiência não seja afetado.  

Mas afinal, por que esse cuidado é importante? Quais fatores comprometem a interação com os usuários? Como identificar leads “frios” e quais os meios para recuperá-los? Descubra a seguir.

Por que é importante recuperar leads perdidos?

Evidentemente, quando o marketing não é capaz de recuperar leads perdidos, a principal consequência é um número menor de clientes em potencial dentro do seu funil de vendas.

Quanto menos usuários (alinhados à sua persona!) estiverem inseridos na sua jornada do cliente, mais baixa é a efetividade das suas campanhas. Consequentemente, menores são as suas chances de conversão.

Além disso, leads “frios” também podem afetar negativamente as suas ações de nutrição dos ativos. Isso só reforça a importância de recuperar o interesse da audiência desengajada.

Afinal, a falta de interações pode:

  • Diminuir o engajamento das suas landing pages e formulários
  • Comprometer a autoridade dos seus blogposts
  • Levar os seus e-mails à caixa de spam
  • Reduzir o alcance das suas ações promocionais

Ou seja, mais que perder potenciais consumidores, não recuperar leads perdidos prejudica a interação com aqueles que já estão na sua base ou podem fazer parte dela. 

O que faz um lead “esfriar”?

Muitos são os motivos que levam os leads a parar de se engajar. Por exemplo, falta de interesse nos conteúdos ou mudanças em sua realidade financeira são fatores que prejudicam o interesse nos materiais divulgados por sua marca.

Como citamos na introdução, esse tipo de situação é relativamente comum. Porém, isso não significa que ela deve ser vista como algo irreversível.

Levando em consideração as consequências negativas da falta de engajamento, é fundamental que estratégias para recuperar leads perdidos sejam inerentes às suas ações de marketing.

Contudo, antes de compreender como engajar a sua audiência novamente, é fundamental saber como identificar os contatos que “esfriaram”.  

Como saber que um lead está desengajado?

Existem diversos critérios para determinar se um lead está desengajado, que variam de acordo com os métodos adotados por cada empresa. 

Por exemplo, algumas organizações se baseiam em plataformas automatizadas de marketing. Estas, por sua vez, segmentam sozinhas os leads “frios” a partir de uma métrica chamada de Behavior Score. 

No entanto, é possível analisar sinais, como usuários que não entraram em nenhum fluxo de nutrição ou não fizeram nenhuma conversão nos últimos meses.

O ideal é atentar-se a indicadores como taxas de cliques e de abertura de e-mails, comparando-os com resultados anteriores para saber o quanto as interações se perderam.

analise para recuperar leads perdidos - loopa

Quais as melhores estratégias para recuperar leads?

Como qualquer esforço de marketing, não existe uma única fórmula para recuperar leads perdidos. Tudo pode variar de acordo com a sua estratégia e com o perfil da sua audiência.

Apesar da variabilidade, algumas etapas são fundamentais para organizar as suas ações e garantir que as interações prejudicadas se “reaqueçam”. São elas:

1. Descubra o que compromete seu engajamento

É impossível conquistar o engajamento dos leads sem entender o que os afastou. Por isso, não deixe de analisar a sua estratégia e de identificar quais são os seus gargalos.

O ideal é revisar todos os conteúdos publicados, mapeando quando os índices de cliques e de aberturas começaram a cair. Também é importante saber quais materiais geraram mais interesse entre os usuários.

Ao compreender o que mais funciona e o que mais gera perdas, você pode eliminar os pontos fracos, prevenir novos leads “frios” e direcionar materiais melhores àqueles perdidos. 

2. Segmente os leads ativos e os perdidos

Não deixe de segmentar o seu banco de contatos, pois só assim você poderá personalizar as estratégias para aqueles que já estão normalmente no funil e para aqueles que precisam voltar.

A segmentação é importante em qualquer etapa do marketing digital, e isso não seria diferente quando as estratégias visam conquistar leads “frios”.

Para isso, considere as métricas que citamos anteriormente. A boa notícia é que as melhores plataformas de marketing automatizam o trabalho e tornam a organização mais fácil. 

3. Personalize as suas campanhas

Depois de segmentar os leads inativos, elabore conteúdos personalizados levando em consideração os materiais mais bem-sucedidos que você mapeou na primeira etapa.

Tenha atenção especial às métricas obtidas à esse grupo de contatos “frios”, tanto para compreender suas interações anteriores quanto para analisar os novos resultados das ações.

Quanto mais personalizadas forem as estratégias, melhor será a resposta dos leads aos seus esforços de “conquista” e mais rápido será o seu retorno ao funil de vendas. 

4. Invista em uma agência especializada

Ter noção sobre as estratégias para recuperar leads perdidos é fundamental para qualquer empreendedor mas, muitas vezes, não recomenda-se fazer isso em conjunto.

Afinal, como você pôde perceber, os esforços de marketing podem envolver inúmeras métricas, longos mapeamentos, análises complexas e muito tempo dedicado aos contatos “frios”.

Assim, ciente das necessidades de sua empresa e dos padrões da sua audiência, busque ajuda com quem tem experiência e qualificação para gerar resultados sólidos na área. Então, se tiver alguma dúvida, fale conosco que podemos te auxiliar.

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