A geração de Leads B2B é uma tarefa fundamental para uma empresa, embora seja bastante complexa e desafiadora. É preciso ter um planejamento das estratégias que serão colocadas em prática, principalmente quando falamos em obter leads mais qualificados para sua indústria. Afinal, o mais importante aqui não é a quantidade de leads captados, mas sim o número de empresas que se assemelham ao perfil do cliente ideal da sua marca.
Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a como captar leads mais qualificados para a sua indústria. Confira:
O que significam os leads B2B?
B2B é uma sigla muito utilizada dentro do universo do empreendedorismo e marketing, que significa business to business. Ou seja, são os clientes empresariais que a sua empresa pode ter, isso quando falamos de uma empresa que presta serviços ou vende produtos para outras empresas. E quando falamos em leads, queremos indicar os clientes potenciais que a sua marca pode conquistar. São contatos que você tem, como email ou telefone, de pessoas que já se mostraram interessadas na solução que você oferece.
Já os leads B2C significam os potenciais clientes de empresas que oferecem produtos ou serviços para o consumidor final. Embora os conceitos sejam parecidos, a dinâmica de conquistar esses clientes é bem diferente. Isso porque o processo de compra de um consumidor final acaba sendo menos complexo do que um acordo entre empresas, por exemplo.
Como gerar mais leads B2B?
Mas como gerar mais leads qualificados para a sua indústria? Confira alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração:
Prospecção ativa
A prospecção ativa permite que você encontre pessoas que realmente se encaixem no seu perfil ideal de cliente. Porém, para isso, é preciso que você e sua equipe estabeleçam primeiro quais são as personas que mais se adequam ao produto ou serviço que a sua empresa oferece. Para quem sua marca deseja vender? É preciso levar em consideração o segmento, porte da empresa, faturamento e também os tomadores de decisão. Dessa forma, é possível otimizar as ações e dar mais agilidade ao processo de nutrição e venda. Use as Redes Sociais para encontrar estes tomadores de decisões. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para isso – e também muito mais profissional.
Feiras e congressos
Os eventos são uma ótima plataforma de contato. Durante feiras e congressos é possível fazer networking e até mesmo encontrar possíveis clientes para o seu negócio. Por isso, ao participar de algum evento, convide a sua base de clientes, por meio de emails, para visitarem o seu espaço. Monte um ambiente que mostre os benefícios e diferenciais da sua solução, oferecendo materiais de apoio, como folders, por exemplo. Porém, tente captar leads por meio de Landing Pages. Disponibilize computadores ou tablets abertos em páginas específicas para a conversão – assim você pode conseguir o contato de várias empresas interessadas no que você oferece.
Inbound Marketing
Aqui está uma ótima solução para a sua empresa. O Inbound Marketing permite captar, nutrir e converter leads de uma maneira muito mais inteligente e de menor custo. De acordo com um estudo da Demand Metrics, essa estratégia consegue gerar três vezes mais prospects que o Outbound Marketing, custando cerca de 62% menos. Por meio do Marketing Digital, é possível criar campanhas de atração para captar leads que se assemelham mais a sua persona. Depois, é feito um processo de nutrição, por meio de conteúdos que mostrem os benefícios e diferenciais da sua solução; de como ela pode ajudar a essa determinada empresa e sanar suas dores e necessidades. Esse método é bastante complexo, envolve diversas estratégias, plataformas e softwares, mas traz um retorno impressionante e muito mais eficaz que qualquer outro método.
Este foi o nosso artigo sobre os leads B2B. Nós esperamos que com ele, você consiga gerar leads mais qualificados para sua indústria. Te recomendamos agora a baixar o nosso eBook, sobre como o marketing e a tecnologia aceleram as suas vendas. Lá falamos mais sobre leads B2B e outros assuntos!