Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas
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Transformando leads em vendas: dicas eficientes para aplicar na indústria

Tempo de Leitura: 6 minutos.

Transformar leads em vendas é muito necessário, complexo e desafiador. Isso porque de nada adianta ter uma base extensa de contatos se eles de fato não estão convertendo. Esse insight vale ainda mais para o segmento industrial, já que estamos lidando com vendas complexas e que precisam de mais atenção, como você deve ter lido aqui.

Um dos objetivos mais importantes da equipe de marketing é gerar novos leads para a empresa. Mas, afinal, como a equipe pode transformar leads em vendas? A Loopa separou algumas dicas eficientes para aplicar na indústria. Vem com a gente:

Primeiro, vamos recapitular o que é inbound marketing

Caso você não esteja muito familiarizado com inbound marketing, aqui vai uma explicação sucinta porém bastante importante: é o conjunto de estratégias focadas em atrair, converter, nutrir e se relacionar com possíveis clientes. Para isso, são criadas ações com o objetivo de atrair o seu potencial cliente para um determinado conteúdo e, se ele deixar algum contato em formulários, se tornará um lead.

Em seguida, cria-se o relacionamento e nutrição com essa pessoa por meio de outros conteúdos que sejam interessantes para ela. Dessa forma, ela vai deixando de ser um lead ainda frio, como chamamos, e vai se tornando um lead mais qualificado e quente, até passar a ser um cliente. O desafio, como já falamos anteriormente, é fazer isso acontecer.

Nesse sentido, o Inbound Marketing gera menor custo e maiores chances de você se conectar com o seu cliente ideal, a sua persona.

leads em vendas

Entendendo os seus leads e a etapa de compra

Antes de desenvolver estratégias para a sua marca, é preciso entender os seus leads e como funciona o processo de compra. O funil de vendas é uma maneira prática e eficaz para você entender e determinar o ponto em que a pessoa está na jornada de compra – o quão perto ou longe ela está de se tornar um cliente, bem como qual é a melhor maneira de se comunicar com ela naquela etapa.

E quando falamos em “leads”, não estamos falando apenas em um único perfil de pessoa. Afinal, temos personas, em diferentes estágios da jornada de compra, que precisam ser tratadas e nutridas de maneira diferente. Existem, no mínimo, três estágios de jornada: os leads de topo de funil, que ainda não sabem que possuem um problema, que não conhecem a sua empresa ou solução; os leads de meio de funil, que já reconheceram que têm um problema ou necessidade e que estão considerando as soluções; e os leads de fundo de funil, que já estão avaliando, comparando, e assim, mais propensos a comprar o produto ou serviço da sua empresa. Para entender e qualificar o lead em cada etapa da jornada, existem determinações que você precisa saber:

  • MQL (Marketing Qualified Leads): são os leads qualificados pelo marketing, contatos que pertencem a seu perfil de cliente Ideal, ICP, público-alvo e persona. Podendo estar no topo, meio ou fundo de funil, eles já foram qualificados pelo setor de marketing e irão se relacionar de maneira mais próxima com a sua empresa.
  • SQL (Sales Qualified Leads): são os leads qualificados pela equipe de vendas. Como falamos, são os leads de fundo de funil, que sabem que a sua empresa oferece as soluções mais adequadas e benéficas para eles e que podem, portanto, realizar a compra a qualquer momento.

 

leads em vendas

Como transformar leads em vendas

Agora que você já relembrou o conceito de inbound marketing e leu sobre a importância de conhecer a etapa em que o seu lead se encontra, vamos para as dicas de como transformar esses leads em vendas? Continue acompanhando:

1 – Identifique quem é a sua persona

Se você ainda não definiu as suas personas, é a primeira coisa que você precisa fazer agora. A persona é a personificação do cliente ideal da sua marca, e para construí-la, você irá se basear em informações reais para incorporar em um personagem fictício, com características bem específicas e que façam sentido a sua marca. Ela é essencial para aumentar suas taxas de conversão, pois dessa forma, você se comunicará com a pessoa certa.

2 – Faça a qualificação dos leads

Qualificar leads significa separar as pessoas que demonstraram mais interesse daquelas que aparentam ainda não estar preparadas para a compra. Vai de acordo com a etapa do funil de vendas que já comentamos. Para isso, você pode utilizar o Lead Scoring, que é uma pontuação de acordo com os conteúdos e as informações que o lead fornecesse na hora de preencher o formulário em seu site.

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3 – Crie listas de segmentação

A partir da qualificação dos leads, você já vai ter os contatos mais prontos para a compra e os que estão ainda no processo de descobrir o problema, certo? Por isso, é importante que você tenha listas de segmentação separadas, que irão servir para você se comunicar de maneiras diferentes, com conteúdos distintos, personalizados e muito mais assertivos. Você pode categorizar essas listas por personas, características em comum ou pelo funil de vendas (o mais recomendado).

4 – Faça a integração entre marketing e vendas

Esse é um ponto que nós gostamos de ressaltar sempre: o Smarketing, que é a integração entre a equipe de marketing com o time de vendas. Ao compartilhar informações, definir metas e fazer reuniões de alinhamento, é possível criar estratégia e conteúdos para o lead chegar mais rapidamente para o fundo do funil. Assim, a equipe de marketing poderá fazer um trabalho muito mais focado e inteligente, entregando para o time de vendas oportunidades cada vez melhores e mais preparadas para a compra. Leia mais sobre como fazer a integração entre marketing e vendas aqui.

5 – Não demore para entrar em contato com seus leads

Se tem uma coisa que ninguém gosta é ficar esperando, né?! Muitas vezes o lead se interessou muito em seu produto e, se esperar por horas ou alguns dias, eventualmente ele perderá o interesse. Ou pior: o seu concorrente poderá ter realizado a venda antes de você! Por isso, não deixe o lead esfriar. Para isso, programe rotinas internas para o tratamento dos seus prospects, com ligação e nutrição do seu lead com conteúdo relevante e personalizado.

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6 – Envie e-mails de nutrição

Essa dica está totalmente ligada com o tópico anterior. Através da automação de marketing, você cria suas listas de segmentação, desenvolve conteúdos ricos e envia para os seus diferentes tipos de leads. O fluxo de nutrição é todo esse processo de enviar materiais que nutram o seu lead na etapa de sua jornada de compra. O intuito aqui é fazê-lo avançar para a próxima etapa do funil.

7 – Ofereça conteúdos personalizados

Quando você enviar e-mails de nutrição para os seus leads, certifique-se de que estará compartilhando conteúdos que sejam realmente interessantes para aquela etapa da jornada de compra. Você gosta de ler materiais originais e que deem a sensação de que aquele conteúdo é mesmo para você, certo? O seu público precisa se sentir da mesma forma. Portanto, invista em conteúdo personalizado, de acordo com as dores e desejos do seu possível cliente. Faça o planejamento de conteúdos para cada etapa da jornada e sempre personalize o e-mail como se estivesse conversando diretamente com aquela pessoa. 

8 – Crie CTAs atrativos

Os CTAs (Call To Actions) são as famosas “chamadas para ações” que existem em basicamente toda peça publicitária. Nas suas, é claro, não podem faltar. São elas que levam a pessoa a compartilhar o conteúdo, visitar o site da loja, entrar em contato com a empresa, e por aí vai. Por isso, invista em CTAs criativos e que envolvam o seu lead para a próxima etapa da jornada. De nada adianta você enviar um conteúdo sem que haja uma chamada para ação no final. 

leads em vendas

Antes de aplicar todas essas estratégias na sua marca, lembre-se de verificar como está o seu funil de vendas. Para isso, nós criamos um artigo especial em nosso blog sobre como otimizar o Funil de Vendas para vender ainda mais na indústria. Então, leia na íntegra esse conteúdo aqui.

Esse foi o nosso artigo “Transformando leads em vendas: dicas eficientes para aplicar na indústria”. Nós esperamos que esse material tenha esclarecido algumas questões para você e que também tenha lhe dado ótimos insights. 

Conte-nos o que você achou deste conteúdo e aproveite para enviar a um amigo que também precisa transformar os leads em vendas. Até a próxima!

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