Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas
Pesquisar
Close this search box.

Como construir o propósito da sua empresa

Tempo de Leitura: 3 minutos.

Segundo o Relatório Best Global Brands 2017, da Interbrand, os consumidores estão cada vez mais buscando por marcas que tenham um propósito definido. No nosso artigo anterior, explicamos a importância dele para gerar valor para a sua marca. E agora, nós preparamos um passo a passo de como você pode construir o propósito da sua empresa. 

Vamos lá?

Passo 1: descubra como sua marca pode inspirar o mundo

Esse é um passo essencial para você construir o propósito da sua empresa. Em primeiro lugar, é importante que você se faça 3 perguntas fundamentais: o que o mundo precisa que você possa contribuir? Em que você é bom? Quais são suas paixões e o que te motiva? Essa tríade é a base para esclarecer como a sua empresa pode ser útil, original e inspiradora para o mundo. A intersecção entre essas três respostas dará o primeiro esboço do seu propósito.

Passo 2: envolva a diretoria na definição desse propósito

Logo depois, é hora de você envolver a diretoria da empresa. Pergunte a cada membro como eles veem o propósito da marca, para que cada um possa mostrar sua visão particular. Faça o exercício do Passo 1 com eles, e após compartilhar os pensamentos, construam juntos o Golden Circle da empresa, que é dividido em WHY, HOW e WHAT. Respondam juntos as seguintes perguntas:

  • Por que a sua empresa existe? (WHY)
  • Como a sua empresa cria o seu produto, ou quais são as etapas do serviço que você oferece? (HOW)
  • O que a sua empresa oferece? (WHAT)

Leia também nossa matéria completa sobre o Golden Circle e como aplicá-lo.

Passo 3: leve o propósito da empresa para o time inteiro

Com isso em mente, chegou a hora do terceiro passo. O propósito da sua empresa deve ser compartilhado com o time inteiro (tanto colaboradores quanto parceiros), para que dessa forma possa ser internalizada uma cultura própria da empresa. Acreditamos que o propósito deve ser algo de dentro para fora, portanto, o envolvimento de todo o time é essencial. Desenvolva ações para fomentar essa cultura, e não se esqueça de pedir para que os colaboradores compartilhem as mudanças que estão sentindo. 

propósito de marca - loopa comunicação

Passo 4: transmita o propósito da empresa para fora

Agora é hora de tangibilizar o seu propósito para fora da empresa. Mas tenha a certeza de que o passo 3 esteja bastante solidificado dentro do seu time, pois a participação dele é fundamental para os passos seguintes. Mostre para seus clientes e fornecedores as paixões e crenças da sua empresa, tanto nos pontos de comunicação quanto nas ações que a sua empresa toma dia após dia. Depois disso, é só compartilhar o seu propósito para o mundo!

Passo 5: mensure os resultados

Mas espere aí, ainda não acabou. É também preciso avaliar o burburinho que o seu propósito fez por aí. A sua equipe precisa mensurar o quanto que o propósito da sua empresa está sendo alcançado, além de verificar como as pessoas estão se conectando com ele. E com “pessoas”, não nos referimos apenas ao seu público-alvo, mas também aos seus fornecedores, parceiros e colaboradores. Colete opiniões e quantifique dados. Todo tipo de feedback é válido!

Pronto, e agora?

Chegamos ao fim do nosso passo a passo de como você pode construir o propósito da sua empresa. Nós, da Loopa, acreditamos que esse é o melhor caminho para se ter um propósito inspirador, verdadeiro e consolidado para a sua marca. Mas lembre-se que a sinceridade conta muito durante o percurso da criação. 

Gostou desse artigo? Fique de olho em nosso blog para mais assuntos como este. E, se tiver alguma dúvida de algum desses pontos, é só entrar em contato com a gente.

Gostou do post?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário