Por que você faz o que faz? Qual é o seu propósito? São com essas questão que o Golden Circle tenta te ajudar. Ele é uma ferramenta com a finalidade de criar e desenvolver tanto o valor de uma marca quanto de uma campanha ou ideia. Foi criado por Simon Sinek, embora ele afirme que apenas codificou essa ferramenta que já existia antes – e com isso, lançou livros que se baseiam nessa “teoria”.
A ideia do Golden Circle é de impactar positivamente o modo de pensar, agir e comunicar das marcas. Além disso, ele tem o poder de tornar as empresas mais inspiradoras, assim como aumentar a motivação e objetivos de todos os colaboradores que para ela trabalham.
Assista ao vídeo da palestra que Sinek fez ao TED Talk:
Aqui na Loopa, usamos essa ferramenta no desenvolvimento do planejamento de nossos clientes, e nessa matéria resolvemos destrinchar os pontos mais importantes do Golden Circle para que você consiga aplicá-lo na sua marca. Vamos lá?
Comece pelo WHY
Todas as empresas sabem o que elas fazem. Algumas sabem como fazer o que elas oferecem. No entanto, poucas empresas entendem o porquê elas fazem o que fazem. Deu um nó na sua cabeça? Peraí, a gente explica. Primeiro, esse “porquê” não está associado ao lucro, mas sim ao propósito e às crenças que a marca possui.
Por que sua organização existe? Quais são os seus objetivos? Esse é o ponto de partida. Toda empresa deveria começar pensando nesse porquê e, dessa forma, elaborar produtos e/ou serviços em que as pessoas possam confiar e se identificar. De acordo com Sinek, as pessoas não compram o que você faz, e sim o porquê você faz isso.
Desenvolva o HOW
Como a sua empresa cria o seu produto, ou quais são as etapas do serviço que você oferece? Como você pretende atingir as metas e os objetivos? Essa etapa envolve a metodologia que a sua empresa utiliza, suas estratégias, processos, e tudo o que possa destacá-la da concorrência. O “how” serve como um plano de ação para a sua marca, basicamente. Desse modo, você esquematiza como tudo funciona e deve funcionar.
Crie o WHAT
Em terceiro lugar, chegou a hora de você criar o “what”. Por conta de ser um sistema de dentro pra fora, ele fica por último. O que a sua empresa oferece? Aqui vem a parte mais concreta do seu projeto, que é exatamente o que você vai oferecer para os seus clientes. Dessa forma, as pessoas não irão comprar o que você vende somente por conta dos aspectos físicos e práticos que o produto ou serviço proporciona, mas também por conta do que ele representa (a questão do “why” que falamos ali em cima).
O Golden Circle na prática
Só para exemplificar, confira o Golden Circle da Apple, que foi mencionado por Sinek durante sua palestra para o TED Talk:
- WHY: Tudo o que fazemos, acreditamos em pensar diferente e questionar o status quo.
- HOW: Fazendo os nossos produtos com design bonito e simples de usar.
- WHAT: Computadores, celulares, iPads, etc.
Deu para entender melhor como funciona o Golden Circle? Tente agora aplicá-lo para a sua marca, e depois, leia nossa matéria sobre propósito.